Colégio Web

Detalhes da Queda do Muro de Berlim

A importância da queda do muro de Berlim é sem precedentes. Entenda todos os fatores que permeiam esse fato e descubra um ponto fundamental da História!

Publicidade

Para se entender a importância que o evento conhecido como a Queda do muro de Berlim teve para a história, é preciso voltar até o final da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha nazista foi derrotada pelas forças aliadas lideradas pelos Estados Unidos (capitalista) e pela União Soviética (socialista).

Ao final do conflito, o território alemão foi dividido em quatro zonas de ocupação, sendo que cada uma dessas zonas era controlada por uma das potências aliadas: Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética.

A capital alemã, Berlim, também foi dividida em quatro setores, mesmo estando localizada dentro da zona de ocupação soviética. Com o passar do tempo, a divisão do país ficou mais evidente pela sua orientação político-econômica: o ocidente capitalista e o oriente socialista.

A Alemanha estava dividida em duas: a República Federal da Alemanha (de viés capitalista) e a República Democrática Alemã (de viés socialista), que ficaram conhecidas popularmente como Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, respectivamente.

Com o passar dos anos, com a Guerra Fria e a divisão do mundo em dois polos, os chamados Bloco Capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e Bloco Socialista (liderado pela União Soviética), as diferenças sociais e econômicas entre os dois lados da Alemanha ficavam cada vez mais evidentes, com o lado ocidental crescendo economicamente e socialmente, enquanto do lado oriental, a população tentava partir para o outro lado em busca de melhores condições de vida.

Essas diferenças ficavam mais evidentes ainda na Berlim dividida, e não demorou muito para o governo da Alemanha Oriental decidir construir um muro separando o lado oriental do restante da cidade. Esse era um projeto secreto do governo socialista, e foi concluído em agosto de 1961.

Queda Muro Berlim

Depois de quase 30 anos de existência, com o enfraquecimento do bloco soviético, o muro acabou por ruir na noite de 9 de novembro de 1989. Sua queda se deu devido a um mal entendido por parte do governo oriental, que pretendia apenas liberar as viagens para o lado ocidental. Essa informação vazou e em pouco tempo estava sendo transmitida por canais de TV e por emissoras de rádio do lado ocidental.

Em pouco tempo uma multidão se aproximou das fronteiras do lado ocidental e acabaram por forçar a passagem, já que os oficiais orientais não tinham ideia de como proceder diante do ocorrido. Esse evento culminou com a derrubada do muro naquela noite.

A Queda do muro de Berlim é um evento que para muitos historiadores representa o inicio do colapso do Império Soviético, pois com a derrubada do muro e a unificação da Alemanha, agora como uma nação capitalista em sua totalidade, a imagem da União Soviética ficou ainda mais enfraquecida frente aos seus adversários, especialmente os Estados Unidos. Muitos acreditam que o evento seja apenas um símbolo, já que a União Soviética já vinha em decadência e dando mostras de que estava ruindo por dentro havia alguns anos, mas é fato que esse é um dos eventos mais marcantes da segunda metade do século XX, e sem sombra de dúvidas, uma das cenas mais memoráveis de todos os tempos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados