Colégio Web

A criação do capitalismo

Publicidade

Muito se fala neste tal capitalismo, porém sabemos que existem muitas dúvidas relacionadas a ele, como, por exemplo: quantos países capitalistas existem no mundo? Quando ele nasceu? Ele sempre existiu? Aqui, neste texto, essas questões serão resolvidas. Outras dúvidas que talvez você tenha, também iremos sanar.

Origem do capitalismo

O capitalismo está datado do século XVI, quando começam a se desenvolver as cidades e grandes navegações estão em seu início. Não podemos esquecer que o capitalismo está relacionado à criação de mercadorias, consumo e lucro.

Alguns dizem que a concentração de riquezas é uma parte fundamental do capitalismo e este sistema só sobrevivi se ela existir, porém isto é uma falácia usada por pessoas que o veem com maus olhos.

Capitalismo Origem

Porém, isto não significa que, no capitalismo, não se tem concentração de renda. De fato, ele é um dos sistemas que geram este acumulo, isto ocorre por características do homem e do próprio sistema, e, respondendo uma das perguntas, não, nem sempre ele existiu.

Mão de obra assalariada

Como pudemos ver acima, o capitalismo depende do consumo. Logo, para ter consumo, é preciso ter consumidores e para se ter consumidores é preciso ter circulação de algo que facilite esta mediação de oferta e demanda, no caso o dinheiro, mas nem sempre foi ele. O dinheiro nasceu como uma forma de tentar dinamizar e facilitar estas trocas.

Sendo assim, donos de industrias sentiram a necessidade de acabar com o trabalho escravo para ter uma maior quantidade de consumidores.

A mão de obra assalariada está comumente relacionada com a revolução industrial que começou no Reino Unido e se espalhou pela Europa, porém na Idade Antiga, em cidades como Roma, era comum que se contratassem artesãos, ou alguns outros trabalhadores e eram pagos com dinheiro e assim continuou.

O que corrobora com esta confusão é que, com a capacidade de se criar mais mercadorias, em um nível mais rápido e mais largo, a necessidade de se ter mais consumidores foi natural, por isso, a mão de obra assalariada é mais facilmente relacionada a essa época.

Revolução Industrial

Revolução Industrial

O grande marco do capitalismo e onde todas as relações existentes neste sistema começaram a se desenvolver foi nessa época.

Antes dela, as atividades eram artesanais e, obviamente, produzidas em menores escalas. Alguns historiadores acreditam que seu início foi em 1760, outros dizem que foi a partir de 1780. E há aqueles que acreditam que não se tratou de uma revolução, pois seu desenrolar foi gradual e não de uma vez, enfim existe muita confusão sobre isso ainda.

Uma coisa que é de maior concordância entre os historiadores é que ela foi responsável por exacerbar formas de relacionamento e divisões sociais únicas no sistema capitalista.

Quantos países capitalistas existem no mundo?

Tirando China, Cuba e Coréia do Norte todos os outros são capitalistas.

O capitalismo, por um sistema de maior eficácia no desenvolvimento tecnológico, sistema que melhor gerou conforto às pessoas, pelos grandes países serem capitalistas, em especial EUA e Inglaterra e pelo mau sucesso de países que tentaram outro sistema, como a URSS, por exemplo, facilitaram a adesão dos outros países a este sistema.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados