Colégio Web

Otávio e o Segundo Triunvirato

Conheça como três membros do exército romano disputaram o poder e iniciaram o período do Império romano

Publicidade

A História nos revela que até conquistar o título de Império, o governo de Roma passou por diversas escalas de conflitos violentos.Republicano, o governo romano foi alvo de várias disputas violentas pelo poder. Com a morte do general Júlio César, no período de 44 a.C., as disputas foram intensificadas.

Naquele período, o grupo de oficiais do extenso exército se manteve fiel ao reinado de César. Nesse sentido, estiveram na luta para manter os legados do general. Um dos mais conhecidos soldados era chamado de Marco Antônio, que atuava como lugar-tenente de César.

Outro soldado chamado Otávio, que era sobrinho de César; e Lépido, chefe da ordem dos cavaleiros, também ocupavam posição de destaque na batalha contra o senado romano. Esse trio venceu os seus respectivos opositores e por esse motivo passou a ser chamado de Segundo Triunvirato.

O que é Triunvirato?

triunvirato

O Triunvirato é um sistema de governo. Nele, o poder é partilhado por três indivíduos. No chamado Segundo Triunvirato, Marco Antônio era o líder da administração do Oriente do império romano. Já a Otávio, cabia a administração do Ocidente. Por fim, Lépido atuava na função de Pontífice Máximo.

Em que pese o glamour dessa parceria, ela não durou muito tempo. Os triúnviros começaram a disputar o poder em âmbitos internos e isso levou Otávio a manter-se afastado de Lépido. Em seguida, Otávio partiu para a ofensiva de seu segundo colega, Marco Antônio. Ao final, Otávio manteve-se sozinho.

Durante a disputa com Marco Antônio foi possível observar o quanto ele estava próximo do Oriente. A intimidade foi tamanha, que o soldado começou a não levar em consideração as próprias tradições romanas. Nesse período, tornou-se aliado político e amigo de Cleópatra, faraó do Egito. Com isso, chegou a transmitir várias posses romanas para a “rainha do Egito”.

Entre várias batalhas, foi em 31 a.C., que Marco Antônio vivenciou a sua principal derrota: durante a Batalha naval de Actium, quando Otávio o derrotou e viu as tropas de Marco o abandonarem. Com isso, o Otávio sagrou-se ocupador do Egito. Um ano depois, o triúnviro Marco Antônio cometeu suicídio na cidade de Alexandria.

O elevado poder de Otávio

segundo triunviratoDepois de derrotar os dois parceiros, Otávio iniciou uma série de títulos: Princeps senatus, que correspondia ao primeiro senador e cidadão; Tribuno vitalício da plebe, Pater patriae ou pai da pátria, tendo sido o primeiro a receber tal honraria. Também foi condecorado como Pontifex maximus ou sacerdote supremo e Augustus.Esse último lhe conferiu um caráter divino, reliogoso. Também chegou ao topo, tendo sido Imperator, ou comandante supremo do exército.

Foi com essa trajetória que Otávio sagrou-se Otávio Augusto, também conhecido como o primeiro imperador do Império Romano. Assim, iniciou um novo ciclo para esse tão guerreador povo. A civilização romana tomava novos rumos e já se preparava para novas batalhas em diferentes trincheiras.

Agora que você já sabe a força do nome Otávio, qual outra figura emblemática da história mais lhe chama atenção? Faça seu comentário e solicite o próximo conteúdo do Colégio Web!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados