Colégio Web

Origem da escravidão no Brasil

A mão de obra escrava surgiu com os índios e chegou aos negros. Entenda por que os portugueses utilizaram escravos e qual era a principal finalidade!

Publicidade

Quando Pedro Álvares Cabral desembarcou com sua tripulação em nossas terras, onde viviam os nossos índios, acharam que estavam em uma grande ilha e a chamaram de Ilha de Vera Cruz. Depois de algum tempo, mudaram o nome do nosso país para Terra de Santa Cruz. Depois de alguns anos, mudaram novamente o nome dessa terra para, enfim, Brasil.

Por que “Brasil”?

Esse nome foi escolhido devido a nossa árvore de nome pau-brasil, de inestimável valor comercial, pois era utilizada na fabricação de tinta vermelha pelos portugueses.

Os portugueses se interessaram pelos nossos recursos naturais e começaram a explorar as nossas terras retirando e levando para a Europa os nossos recursos. O primeiro deles foi a nossa madeira. A madeira do pau-brasil foi cortada e embarcada com a ajuda dos indígenas que em troca de objetos, ferramentas, peças de roupa, espelhos e outros objetos para a Europa.

Pau Brasil

Surgimento da escravidão

A relação entre esses povos foi se tornando cada vez mais impossível de se conviver, pois os portugueses começaram a explorar as nossas terras cortando nossas árvores e desmatando nossas matas. Os indígenas sempre respeitaram as matas e toda a natureza e por resistirem a essa atitude dos portugueses foram obrigados a trabalhar na construção da nova cidade e nas plantações de forma forçada, sem receber nada em troca. Essa forma de trabalho sem remuneração foi chamada de escravidão.

A escravidão ocorreu em muitos outros países que tornavam determinados grupos mais frágeis em escravos. Os indígenas não se deixavam escravizar e se refugiavam pelas matas e florestas.

Mão de obra escrava

Os portugueses perceberam que a nossa terra era muito fértil e que também poderiam explorar a terra, plantando alimentos, e trouxeram a cana-de-açúcar. Da cana-de-açúcar era fabricado o açúcar, seu principal produto, além do álcool, a aguardente, a rapadura, o melado e vários outros produtos.

Como os portugueses precisavam de mão de obra para trabalhar na lavoura e já que não conseguiram escravizar os indígenas, os portugueses decidiram trazer pessoas da África, para trabalhar em nosso país.

Escravidão

Na África, capturavam os africanos ou os compravam como mercadorias, como se estivessem comprando uma roupa ou qualquer outro objeto. Eles eram trazidos em navios enormes chamados de navios negreiros. Essas pessoas escravizadas tinham que trabalhar sem nada receber e se tentassem fugir eram castigadas com chicotadas e eram presas em correntes.

Nenhum ser humano aceita essa situação, ou seja, ser escravizado, mal tratado e torturado. Assim como os indígenas, os africanos não aceitavam a escravidão e muitos tentavam fugir para terem suas vidas de volta preservando a sua cultura e suas tradições.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados