Colégio Web

Operação Valquíria: o que é?

Publicidade

Missões secretas, principalmente aquelas realizadas durante grandes guerras são sempre envoltas de mistérios e muita curiosidade em relação ao público. Afinal de contas, são o tipo de coisa que é tão impressionante que parece até mesmo coisa de filme de ação.

Algumas delas são tão interessantes que viram realmente produções de Hollywood. Este foi o caso da Operação Valquíria, uma missão operada durante a Segunda Guerra Mundial que ficou tão famosa e foi tão impressionante que ganhou até mesmo um filme sobre o assunto.

E é exatamente para que você saiba tudo sobre ela é que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto.

Descubra a Operação Valquíria

Operação Valquíria

O primeiro pensamento que vem à mente quando se menciona Segunda Guerra Mundial é, sem dúvida, Hitler e sua Alemanha nazista. O que acontece é que, ao contrário do que muitos possam pensar, nem todos os alemães estavam de acordo com as práticas e com aquilo que ela pregado pelo Partido Nazista.

E isso acontecia até mesmo dentro do próprio exército alemão, o que acabou culminando em deserções e até mesmo em conspirações contra o líder do país, tudo para acabar com a verdadeira rota de terror que Hitler estava deixando em toda a Europa. E foi exatamente assim que surgiu a Operação Valquíria, um dos mais de 15 planos que foram pensados para executar Adolf Hitler.

A missão foi criada pelo coronel Claus Schenk Graf Von Stauffenberg, soldado que fazia parte da resistência alemã. Entre outros integrantes da operação estavam também diversos outros oficiais do exército que eram contra a conduta exercida pelo governante. O plano consistia em um atentado que deveria matar Hitler.

Porém, o que acabou acontecendo em um episódio conhecido como atentado de 20 de julho, acabou apenas por ferir Hitler levemente com uma bomba em seu quartel general, que era localizado na Prússia Ocidental. Com o fracasso do atentado, a represália por parte do governo foi violenta, executando mais de quatro mil membros e simpatizantes do movimento de resistência alemão nos meses seguintes ao atentado.

Operação Valkiria

Para o desenvolvimento do atentado, junto com seu irmão e membros da resistência, Claus elaborou uma declaração de governo que seria utilizada após a derrubada de Hitler, que estabelecia a volta das liberdades e dos direitos que foram estabelecidos na constituição de 1933.

O atentado foi mal-sucedido e a explosão matou quatro das 24 pessoas que estavam presentes na sala, sendo Hitler um dos sobreviventes por conta de uma bomba que foi afastada dele de maneira involuntária por um de seus generais. Após o fracasso Claus foi morto junto com seus companheiros militares, mas a operação ficou marcada na história, chegando até a virar filme.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados