Colégio Web

O que todos precisam saber sobre samurais

Publicidade

Muitas pessoas admiram a figura dos samurais, os famosos guerreiros japoneses dos tempos do Japão feudal, que empunhavam espadas afiadíssimas e que lutavam em nome da honra e pelos seus senhores feudais.

Mas será que todas estas pessoas sabem exatamente tudo sobre quem foram os samurais e sobre quais eram seus códigos de honra, por exemplo? Portanto, nas próximas linhas, nós vamos procurar esclarecer um pouco mais sobre estes famosos guerreiros. Vamos ver mais!

Surgimento

samurais

Para quem ainda não sabe, os samurais surgiram em virtude de um processo histórico que teve início durante o século VIII, mas que se intensificou durante o primeiro xogunato, que teve início no final do século XII.

Este processo perdurou até a Restauração Meiji e a queda do terceiro xogunato, que ocorreu na segunda metade do século XIX, pondo fim a uma era de dominação política e social dos samurais na sociedade japonesa.

Rigidez moral

Os samurais sempre são lembrados pelas suas habilidades com a espada e com outras armas e por conta das artes marciais que praticavam, mas a verdade é que eles também são lembrados por conta de sua rigidez moral.

E uma das provas máximas desta rigidez moral em busca da honra é o cerimonial de suicídio seppuku, popularmente conhecido no ocidente como haraquiri, que nada mais é do que uma forma lenta, dolorosa e honrada de se matar.

Os samurais acreditavam que era melhor morrer com honra do que viver sem ela, e por este motivo, cortavam o estômago pra mostrar as vísceras como sinal de pureza, para depois cortar ainda mais o abdômen e receber a lâmina da espada no pescoço para a decapitação.

Origem do nome e armas usadas

A origem do nome samurai vem do japonês, e significa literalmente “aquele que serve”, já que os samurais nada mais eram do que soldados a serviço de um senhor feudal, ou seja, eram soldados que serviam a alguém.

Eles serviam seus senhores feudais, mas também serviam acima de tudo, o Imperador, exercendo esta função com lealdade e com muita disciplina.

As armas usadas pelos samurais era as mais variadas possíveis, sendo que a mais comum de todas era a espada, que podia variar de tamanho, mas que sempre era muito afiada.

Além dela, os samurais também podiam usar lanças, arco e flecha, bastões, foices, clavas e chacos entre outras coisas, sempre com muita habilidade e sempre usando as técnicas das artes marciais mais comuns entre eles: o kenjutsu, o iaijutsu, o jojutsu e muitas outras.

samurai

O mais famoso samurai

Miyamoto Musashi, que viveu entre 1584 e 1645, foi o mais famoso samurai da História, lutando com os principais lutadores de todo o Japão, e desenvolvendo técnicas próprias na arte de lutar com a espada e com outras armas.

Inteligente e sábio, Musashi não entrou para a História apenas por ser um samurai praticamente invencível, mas também por ser o autor do grandioso Livro dos Cinco Anéis, que é um compendio dos ensinamentos da filosofia samurai.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados