Colégio Web

O que foi o período paleolítico?

Publicidade

O período paleolítico ou era da pedra lascada foi o período da Pré-História de maior duração, cerca de 3 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. Nesse momento, os hominídeos (AustralopithecusHomo HabilisHomo Erectus e Homo Sapiens) passaram a se organizar em bandos. Eram conhecidos como nômades, isto é, se deslocavam constantemente em busca de comida e água, praticando, assim a pratica economia de subsistência, produzindo apenas o essencial para viver.

Os bandos viviam de atividades como caça, pesca e colheita. Foi durante o Período Paleolítico que os homens começaram a construir ferramentas pontiagudas com chifres de animais ou pedras quebradas, fato este que deu origem ao nome do período.

Paleolitico

As evidências desse período foram encontradas, em grande maioria, na Europa, mais precisamente na França e Espanha. Também foram localizados restos mortais de homens na China, Índia e por todo o continente africano.

O Período Paleolítico é dividido em dois momentos: inferior e superior. Vamos falar dele separadamente, a fim de compreender melhor a evolução da humanidade.

Paleolítico Inferior

As primeiras estruturas que conhecemos hoje como sociedades surgiram no Período Paleolítico Superior. A partir dele é descoberto o fogo por meio do atrito entre pedras ou gravetos. O fogo foi responsável pelo maior desenvolvimento da espécie dessa época, uma vez que passaram a cozinhar alimentos e fazer fogueiras para se esquentar.

Paleolítico Superior

A fase do Período Paleolítico Superior engloba o surgimento do homem Cro-Magnon, aquele que, de acordo com historiadores, ter sido o responsável pela proliferação da raça humana em outros continentes. Ele morava em cavernas para se abrigar do frio intenso provocado pela Era Glacial.

De inteligência mais desenvolvida, estes hominídeos caçavam animais de grande porte por meio de armadilhas terrestres. Viviam em grandes grupos e construíram suas próprias moradias com peles de animais, gravetos e rochas.

Periodo Paleolitico

A comunicação se dava por meio de ruídos e por meio das pinturas rupestres, das quais eram expressados sentimentos, transmissão de mensagens e marcação de tempo. O aparecimento do que os arqueólogos entendem como religião, por meio de rituais de sepultamento (foram encontrados potes com restos mortais e o culto a feminilidade. Mulheres eram tidas como superiores por conta da capacidade de engravidar.

No final do Período Paleolítico, as mudanças climáticas foram imensas, tornando as temperaturas mais amenas. Desta forma, foi possível realizar a concentração dos grupos, dando início a era Neolítica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados