Você já imaginou no meio de um dia de muito sol, simplesmente virar noite? Foi exatamente isso que aconteceu em 19 de maio de 1780, na Nova Inglaterra. Sendo assim, o marco foi tão grande que esta data ficou conhecida como o Dia Escuro, ou Dark Day.

Tudo aconteceu por volta do meio dia, quando se pareceu mais com meia noite. Tudo parecia normal, até que o sol desapareceu e a Nova Inglaterra virou uma escuridão total. Existem relatos de pessoas da época que relataram para jornais e demais empresas locais o susto que toda a população levou.

Parecia mais uma pegadinha, e ninguém esperava ver o dia virar noite. Mas é claro que a pergunta que não quer calar até hoje é: o que foi esse fenômeno? Na verdade, existem até os dias atuais diversas especulações do que realmente aconteceu no dia 19 de maio de 1780. Veja algumas delas!

O que foi o Dia Escuro de 1780

Por que o dia virou noite na Nova Inglaterra?

O Departamento de Meteorologia afirmou que uma nuvem espessa desceu o suficiente para fazer as luzes das ruas acenderem e os carros terem que ligar os faróis. Porém, com o tempo, ficou constatado que é improvável que uma nuvem fosse capaz de causar todos os eventos do Dia do Escuro.

Outra possibilidade muito comentada na época foi a de um eclipse, mas que também foi descartada. Isso porque estes eventos são previsíveis, e não há registro de um naquele dia. Além disso, os eclipses duram poucos minutos. Ainda naquela época, os cientistas também estudaram a possibilidade de se tratar de uma erupção ou de um vulcão, mas nada disso foi possível ser comprovado, porque as cinzas de um vulcão tornam os dias mais amarelos e não escuros.

Dia Escuro de 1780

E ainda de acordo com os estudos, não há nenhum tipo de registro de atividade vulcânica naquele ano de 1780, o que faz com que uma nuvem vulcânica seja improvável. Outra cogitação era também a queda de um asteróide, que também é improvável, embora até os dias atuais, muitos cientistas acreditam que essa ideia não possa ser descartada.

A resposta para este enigma para muitos cientistas pode estar nas árvore. Os estudiosos dos Acadêmicos do Departamento de Silvicultura da Universidade do Missouri, nos EUA, analisaram dos últimos tempos para que de que os troncos de árvores da Nova Inglaterra, estão em uma região em que prevalecem os ventos vindos do oeste e, portanto, as queimadas das árvores são para eles um dos maiores detalhes capazes de causar este dia. E há evidencias que afirmam ainda mais a cogitação, pois eles encontraram anéis com marcas de incêndio datando daquela época.