Colégio Web

O que foi o desastre de Chernobyl?

Publicidade

O desastre do Chernobyl, também conhecido como acidente de Chernobyl, aconteceu no ano de 1986 na Ucrânia. Os operadores da usina nuclear de Chernobyl realizaram um experimento com o reator 4. No início, a intenção era somente observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Porém, para que o teste fosse efetivamente realizado, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança importantíssimas. Nesse momento, a enorme tragédia nuclear destruiu o Leste Europeu.

Erros dos funcionários

Nesse episódio catastrófico os funcionários cometeram ainda mais erros, pois os mesmos também interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Logo, mesmo o reator estando em funcionamento com uma capacidade inferior, o equipamento entrou em um processo de superaquecimento que não dava para ser revertido. Depois desse erro, em poucos minutos houve a formação de uma imensa bola de fogo, sendo resultado da explosão do reator rico em Urânio-235, elemento químico de grande poder radioativo.

Desastre Chernobyl

O que houve depois do desastre?

Depois deste acontecimento, a usina de Chernobyl liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Para que você possa entender melhor, o material que foi espalhado no momento do desastre era assustadoramente quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial. Então em seguida do desastre, uma nuvem de material radioativo cobriu a cidade ucraniana de Pripyat.

As autoridades soviéticas no desastre

As autoridades soviéticas, depois que tomaram ciência do acontecido, organizaram uma enorme operação de limpeza na cidade, com cerca de 600 mil trabalhadores. Vários helicópteros foram enviados para o centro das explosões com uma grande carga de areia e chumbo para conter as chamas devastadoras. Neste momento, ainda foi necessário que cerca de 45 mil pessoas fossem retiradas do território diretamente afetado.

Chernobyl

A população após o desastre

A população ficou gravemente afetada, pois mesmo após muitos esforços, estudos científicos revelam que todos as pessoas atingidas pelos altos níveis de radiação sofrem uma série de enfermidades. Além de tudo isso, os descendentes dos atingidos pela radiação também apresentam uma grande probabilidade de problemas congênitos e anomalias genéticas. Com essas informações, muitos especialistas ficam totalmente contra a construção de outras usinas nucleares.

Como está atualmente a cidade?

Por mais que a região ainda permanecerá contaminada por muitas décadas, foram criadas unidades da Central Nuclear de Chernobyl que continuam em funcionamento. No território foi erguido um sarcófago, ou caixão de cimento, na unidade onde aconteceu o desastre, para que seja evitado a liberação de mais radiação para o meio ambiente. Entretanto, este sarcófago precisa de ajustes e reparos ao longo do tempo.

Se você achou importante saber essas informações sobre o que foi o desastre de Chernobyl, não deixe de compartilhar com todas as pessoas que puder.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados