Colégio Web

O que foi o Acordo de Paz de Paris?

Publicidade

Durante o decorrer da história existiram uma série de acordos e tratados que visavam estabelecer a paz em momentos conturbados, como guerras, por exemplo. Ele comumente foram o resultado após muitas tentativas e muitas mortes que não conseguiram colocar o fim em um determinado conflito.

E um dos acordos de paz mais famosos da história, foi o acordo de paz de Paris, que foi assinado em 1973. Apesar de ter sido muito importante, ainda muitas pessoas não sabem o que ele realmente foi.

E é exatamente pensando nisso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto, que vão fazer com que você entenda o que realmente foi o acordo de paz de Paris.

O acordo de paz de Paris

Acordos de Paz de Paris

Um dos acontecimentos mais trágicos do século 20, a Guerra do Vietnã é considerada por muitos estudiosos como a operação militar mais desgastante na qual os Estados Unidos participaram diretamente.

Guerra que gerou uma série de mortos, ela atravessou três décadas, acontecendo entre 1950 e 1970. Por todo o sofrimento que a guerra trazia, ela foi duramente criticada pela sociedade civil americana durante os anos 1960. E foi exatamente por causa das severas críticas, junto com a pressão de políticos que eram contrários à guerra e também por causa de movimentos pacifistas, que os Estados Unidos assinaram uma série de tratados de paz que tinham como objetivo encerrar a Guerra do Vietnã imediatamente.

Esses acordos foram negociados e assinados no ano de 1973 em Paris, na França. E foi exatamente por esse motivo que ficaram conhecidos como acordos de paz de Paris.

Esses acordos de paz contavam com uma série de premissas. Entre elas estavam a libertação de prisioneiros de guerra americanos que estavam sob a custódia do Vietnã do Norte, a retirada das tropas dos Estados Unidos que estavam em terras vietnamitas e também o desenvolvimento de políticas democráticas que assegurassem uma reunificação de forma pacifica dos dois lados do Vietnã – que eram o Vietnã do Norte (que ao lado dos guerrilheiros vietcongs eram comunistas) e o Vietnã do Sul (capitalista), que foi aliado dos Estados Unidos na guerra contra a parcela do norte.

Acordos de Paz Paris

Tudo isso gerou, em 1975, uma decisão mais drástica do Congresso americano. Isso porque na época, após uma espécie de quebra de acordo onde não houve cessar fogo entre as partes envolvidas na guerra, o Congresso americano proibiu qualquer novo envolvimento militar dos Estados Unidos da América no Sudeste Asiático.

Em um resumo bem simplista, o Acordo de Paz de Paris foi aquilo que tornou possível o fim de uma guerra que já tinha atravessado três décadas e enormes perdas militares tanto para os americanos quanto para os vietnamitas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados