Colégio Web

O que foi a Idade Média?

Publicidade

Considerado um dos períodos mais interessantes para serem estudados pelos historiadores e pelos amantes da História da humanidade, a Idade Média desperta a curiosidade e o fascínio de muitas pessoas.

Conhecida por algumas correntes da historiografia como sendo a “Idade das Trevas”, a Idade Média é também reconhecida por outras correntes historiográficas como sendo uma época de grandes acontecimentos que moldaram a humanidade. Portanto, vamos conhecê-la um pouco mais de perto?

O que foi a Idade Média

A Idade Média, para quem não sabe, compreende o período que vai do século V ao século XV, tendo como marco inicial, normalmente aceito pela maior parte dos historiadores, a queda do Império Romano do Ocidente.

O final da Idade Média se dá quando tem início a Idade Moderna, com os grandes descobrimentos realizados por algumas das principais nações da Europa daquela época, como Portugal e Espanha.

 A Idade Média é normalmente dividida pelos historiadores em duas fases: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média, sendo que elas se distinguem por alguns fatores importantes.

Com as chamadas invasões bárbaras, que agora se sabe, não foram de fato invasões, mas sim assimilações bárbaras, houve, num primeiro momento, muito terror com os primeiros contatos, fazendo com que as cidades ficassem cada vez mais despovoadas, ocorrendo uma regressão urbana.

Já no oriente, especialmente no norte da África e no Oriente Médio, a expansão da religião islâmica é crescente, fazendo com que o Império Romano do Oriente acabe por perder muitos territórios para os muçulmanos durante esse período.

No entanto, esse império acaba por se fortalecer, passando a ser conhecido como o Império Bizantino, com capital em Bizâncio, e mantendo o cristianismo como sua religião principal.

É durante a Alta Idade Média que surgem muitos monastérios por praticamente toda a Europa ocidental, com construções que perduram até os dias de hoje espalhadas por todo o continente.

Idade Média

É por causa dos acontecimentos desse período, que tem início no ano 1000, que a Idade Média é frequentemente chamada de a “Idade das Trevas”, já que muitas desgraças para a o povo ocidental ocorreram neste período.

O sistema conhecido como feudalismo ganha muita força neste período, e as Cruzadas têm início no ano de 1095, como uma tentativa da cristandade de recuperar territórios “santos” das mãos dos muçulmanos.

Com a ocorrência da peste negra durante esse período, mais precisamente entre 1347 e 1350, muitas mortes ocorreram, mas, no entanto, o período também marca o surgimento das primeiras universidades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados