Colégio Web

O que foi a Era Tokugawa?

Instaurada por Tokugawa Ieyasu no ano de 1603, a Era Tokugawa perdurou até o ano de 1868, tendo o Japão, sido governado por xoguns do clã Tokugawa

Publicidade

Para muitas pessoas que gostam de estudar um pouco a História do Japão, uma das fases mais interessantes e intrigantes é a fase conhecida como a Era Tokugawa.

Pois é sobre essa importante fase que contribuiu para a formação cultural do Japão que conhecemos hoje que vamos tratar nesse artigo, com alguns detalhes e fatos importantes sobre ela. Vamos ver?

Uma ditadura feudal

Instaurada por Tokugawa Ieyasu no ano de 1603, a Era Tokugawa perdurou até o ano de 1868, tendo o Japão, sido governado por xoguns do clã Tokugawa durante todo esse período.

A Era Tokugawa também é encontrada em algumas literaturas como sendo o Período Edo, por causa do fato de que a cidade de Edo (atual Tóquio) ser a capital do xogunato dos Tokugawa.

O título de Xogum foi dado a Tokugawa Ieyasu no ano de 1603, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho como centralizador do poder e como figura de autoridade central dentro do Japão.

Tokugawa

Tudo isso ocorreu como uma consequência do processo iniciado com a batalha de Sekigahara, no ano de 1600.

Três fases importantes caracterizam o Xogunato Tokugawa: Formação do Xogunato (1600 a 1603), Xogunato Tokugawa tardio (1853 a 1857) e o Fim da Reclusão (que se deu a partir de 1853).

Todas essas fases são importantes, sendo que a primeira caracterizou as fundações do que seria a Era Tokugawa, já a segunda, um período próximo do fim da Era Tokugawa e e a terceira, o que se entende como o inicio de um novo período na História do Japão como um todo.

O fim da Era Tokugawa e a Restauração Meiji

Com o Fim da Reclusão, e com a abertura dos portos para as nações ocidentais, especialmente aos Estados Unidos, que realizaram muitos tratados junto ao Xogunato japonês, a Era Tokugawa já se mostrava perto do fim.

O chamado Período Edo daria lugar ao Período Meiji, também conhecido pelo nome de Restauração Meiji, que é como se conhece a derrubada do Xogunato Tokugawa.

Era Tokugawa

Com o fechamento instaurado pelo Xogunato durante os séculos no poder, o Japão ficou isolado, e praticamente não recebeu os avanços tecnológicos que já existiam em outras nações.

Com isso, o descontentamento da população aumentou, e foi quando a figura enfraquecida do Imperador passou a ser lembrada como forma de resgatar a força do Japão.

O Imperador Meiji passou então a ser a figura central da Restauração Meiji, que passou a proporcionar ao Japão todo o avanço que lhe fora negado pelo Xogunato.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados