Colégio Web

O que foi a Guerra Fria?

Publicidade

A Guerra Fria sem dúvida alguma está entre um dos períodos mais importantes de toda a história. Marco de momentos tristes e também de muita violência, esse período também foi responsável por proporcionar muitos avanços em vários países. Confira agora o que foi a Guerra Fria, as principais causas, os danos a população de vários países e muito mais. Veja:

Detalhes da Guerra Fria

A Guerra Fria começou logo após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945. Ela foi um grande marco naquilo que se diz respeito a disputadas dos Estados Unidos e também da União Soviética quanto à hegemonia política, econômica e também militar no mundo.

GuerraFria

A União Soviética tinha em seu método de governo apenas um sistema socialista. Esse tipo de sistema era baseado na economia planificada, partido único, o Partido Comunista, que previa a igualdade social e também a falta de democracia. Já os Estados unidos, outra grande potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, que era nada mais e nada menos do que baseado na pura economia de mercado, um sistema democrático e  que contava também com propriedade privada.

Sendo assim, após a II Guerra Mundial até os anos de 1989, estas duas grandes potências começaram a tentar implantar em outros países os seus devidos sistemas políticos e também econômicos, acreditando melhorar a situação dos demais países no mundo.

Esta guerra foi então um grande conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e também ideológica entre as duas nações. A guerra recebe esse nome e é chamada de fria justamente porque não houve uma guerra ou conflitos diretos entre essas duas superpotências. Ou seja, embora tenha ocorrido um grande conflito entre divergências ideológicas, diferentemente de outras grandes guerras que também são consideradas marcos na história mundial, onde tiveram milhares de mortes, bombas e entre outros atos de violência, podemos dizer que esta foi a que menos teve ou ainda que foi praticamente uma grande luta por ideologias bem desiguais.

Afinal de contas, a rivalidade estava entre as duas nações que tinham origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada um. Já que uma desejava ter um sistema político distinto e organizava sua economia de modo diferente da outra.

Fria Guerra

Os Estados Unidos defendiam por completo o método do capitalismo, a democracia, e demais princípios como a defesa da propriedade privada e também a livre iniciativa. Já enquanto a União Soviética buscava defender totalmente os direitos diante do socialismo e também princípios como o fim da propriedade privada, a igualdade econômica e ainda um Estado completamente forte que fosse capaz de conseguir promover as necessidades, desde as mais básicas até as mais sérias diante de todos os cidadãos do país.

Como terminou a Guerra Fria?

A Guerra Fria terminou por completo depois do fim do mundo socialista, uma vez que a URSS estava destruída economicamente por conta de gastos com armamentos e também com a queda do Muro de Berlim em 1989.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados