Colégio Web

O que era a Rota da Seda?

Publicidade

Atualmente, com o mundo já praticamente todo esquadrinhado por mapas, há uma série de rotas importantes para o comércio entre nações, como as principais rotas oceânicas, por exemplo.

No entanto, houve um tempo, quando não havia muitas opções de meios de transporte barato, em que havia poucas rotas comerciais, e algumas delas simplesmente se tornavam extremamente famosas no mundo conhecido.

Uma das mais importantes e lembradas de todos ainda nos dias de hoje atende pelo nome de Rota da Seda. Portanto, vamos conhecê-la melhor para que você possa saber exatamente o que era a Rota da Seda.

Origens antigas de um conjunto de rotas

O que era a Rota da Seda

A chamada Rota da Seda é na verdade um conjunto de rotas importantes e que eram interligadas por meio da Ásia do Sul, que eram muito utilizadas, especialmente para estabelecer o comércio de seda entre as regiões do Extremo Oriente e a Europa.

Dentre as rotas da seda conhecidas, uma das mais utilizadas em tempos de paz era pelo Oceano Índico, sendo uma rota costeira que permitia que grandes quantidades de produtos do Oriente, como a já citada seda e também as especiarias, pudessem seguir para a Europa.

Havia também uma série de rotas importantes que partiam da China e da Índia para a Europa por terra, usando caminhos que já eram conhecidos dos povos destas regiões e que passaram a ser conhecidos pelos comerciantes de ambos os lados, tanto do Extremo Oriente, quanto da Europa.

A maior parte destas rotas tem suas origens ligadas à Antiguidade, e algumas delas foram usadas, entre outras coisas, pelas tropas de Alexandre, o Grande, além de também terem servido para o desenvolvimento de algumas das civilizações antigas mais importantes, como o Egito Antigo e o Império Persa, entre outros.

Rota da Seda

A importância que vai muito além do comércio

Para muitos historiadores, a Rota da Seda não foi apenas importante para o comércio e para interligar a Europa com o Extremo Oriente, mas ela também cumpriu um papel importante que vai muito além do comércio.

Para eles, a Rota da Seda também serviu para que uma espécie de intercâmbio cultural fosse estabelecido entre as culturas do Ocidente e do Oriente, fazendo com ambas tivessem algum tipo de ganho com isto.

No entanto, a transferência de tecnologia feita pelo Oriente para o Ocidente é, sem sombra de dúvidas uma das coisas mais importantes que a Rota da Seda conseguiu promover, já que por meio dela, pólvora, astrolábio, compasso e muitas outras coisas foram levados até à Europa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados