Colégio Web

O protestantismo na Europa

Publicidade

Hoje em dia, especialmente no Brasil, por conta da explosão do movimento conhecido como neopentecostal, que tem nas igrejas evangélicas seu expoente mais forte, o protestantismo se faz presente na vida religiosa de milhões de pessoas.

Mas será que a maior parte das pessoas que pratica o protestantismo nos dias de hoje conhece as suas origens? Será que estas pessoas sabem que o protestantismo surgiu na Europa?

Portanto, para ajudar a elucidar este tema tão importante para quem deseja entender melhor as religiões protestantes atuais, nós vamos falar sobre o protestantismo na Europa. Preste muita atenção!

Um movimento essencialmente europeu

Protestantismo Europa

Para quem ainda não sabe, o protestantismo foi um movimento essencialmente europeu, nascido em virtude de uma tentativa frustrada de realizar uma reforma dentro dos dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana no século XVI.

Seu maior expoente foi o ex-monge agostiniano alemão Martinho Lutero, que deu início ao movimento por simplesmente realizar uma tradução da Bíblia Sagrada para o alemão, contrariando as premissas católicas de que a Bíblia deveria ser escrita somente em latim clássico (o que impedia a compreensão das pessoas comuns).

Depois disto, várias outras traduções da Bíblia surgiram pela Europa, dando início a uma verdadeira revolução no que diz respeito ao entendimento das escrituras sagradas, que quando mantidas em latim acabavam ficando restritas aos clérigos católicos.

Rapidamente, todo um movimento de reforma protestante (que recebeu este nome por conta do protesto que era feito pelos reformadores em relação aos dogmas católicos) acabou ganhando eco em diversos reinos e países, com diversos movimentos específicos que acabaram por dar origens a outras religiões cristãs.

O crescimento

É possível dizer que, apesar das guerras e de todas as lutas, o protestantismo acabou conseguindo apresentar êxito em diversas partes da Europa, especialmente na região onde hoje é a Alemanha, onde a religião luterana acabou surgindo em virtude do levante iniciado por Lutero.

Além da Alemanha, o luteranismo também se mostrou forte dentro do movimento protestante marcando presença nos países da chamada península escandinava.

Além do luteranismo, também surgiu a Igreja Presbiteriana, que ganhou força na Escócia, bem como o Calvinismo, que surgiu onde hoje estão a Holanda, a Bélgica e a Suíça.

Enquanto isto, na Inglaterra surgiu a Igreja Anglicana, que só apareceu por conta do desejo do rei Henrique VIII de se divorciar para se casar novamente, que na época foi vetado pela Igreja Católica.

Protestantismo

Expansão

Por conta da consolidação de reinos e por conta das Grandes Navegações, o fato é que o protestantismo acabou por se expandir, especialmente pelas mãos do Império Britânico, que acabou levando uma série de formas de igrejas protestantes para o chamado Novo Mundo.

Com isto, hoje o protestantismo acabou por se tornar uma das formas de fé de escala mundial, com alcance grandioso e com novas formas surgindo em todos os cantos do mundo, como as já citadas igrejas evangélicas que são cada vez mais fortes no Brasil e que já começam a ser exportadas para outras partes do globo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados