Colégio Web

O papel da Igreja Católica ao longo da História

Publicidade

Considera por muitos a mais influente de todas as igrejas do mundo, a Igreja Católica Apostólica Romana, mais conhecida como simplesmente Igreja Católica, é também considerada uma das instituições religiosas e políticas mais poderosas do mundo.

Portanto, vamos tentar entender um pouco mais sobre qual foi o verdadeiro papel da Igreja Católica ao longo da História da humanidade, já que ela teve influência decisiva em alguns pontos importantíssimos.

Império Romano

Apesar da terrível perseguição inicial promovida contra os cristãos, o fato é que o Império Romano acabou se convertendo ao cristianismo, fato que se deu pelas mãos do Imperador Constantino, que legalizou seu culto em 313 por meio do Édito de Milão.

Igreja Católica

No entanto, somente entre os anos de 391 e 392 que o Imperador Teodósio I decidiu combater o paganismo e proclamou o cristianismo como a religião oficial do Império Romano.

Inquisição

O termo Inquisição se refere a muitos dos tribunais e instituições que tinham como intuito eliminar a heresia do seio da Igreja Católica, mas que, no entanto, entraram para a História como os mecanismos para que atrocidades e injustiças fossem realizadas.

Há duas Inquisições famosas, sendo que a Inquisição Medieval é uma delas, mas a mais famosa é a Inquisição Espanhola, que foi também a mais terrível de todas, com uma grande quantidade de mortes em sua conta.

Organizada depois da união de Aragão e Castela, a Inquisição Espanhola (1478-1834) matou milhares de pessoas com a desculpa de que eram acusadas de heresia, bruxaria e outras coisas.

Nesta época, por exemplo, o famoso astrônomo, físico, matemático e filósofo italiano Galileu Galilei sofreu uma acusação por parte do Santo Ofício da Igreja Católica, e se viu diante de uma das versões da Inquisição, a Inquisição Romana e teve de negar que a Terra girava em torna do Sol para salvar sua vida e para não ir parar na fogueira.

Nazismo

Uma das principais críticas que pesam sobre a influência da Igreja Católica no mundo político e social reside no fato de que supostamente, o Papa Pio XI teria ignorado boa parte das atrocidades praticadas pelos nazistas, especialmente em relação aos judeus nos campos de concentração, fato que é lembrado até os dias de hoje.

Papa Pio

Queda do comunismo

Considerado o mais diplomata de todos os papas modernos, o Papa João Paulo II também teve papel decisivo em alguns dos conflitos mais importantes do final do século XX, mas principalmente no colapso do Império Soviético.

Como ele foi importantíssimo para contribuir para a derrubada do comunismo nos países do leste e do centro da Europa, o Papa João Paulo II acabou por ser considerado uma figura decisiva que mostra como a Igreja Católica pode ter influência em fatos importantes da História humana, já que isto enfraqueceu ainda mais a União Soviética, que viria a se dissolver em 1991.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados