Colégio Web

O 1º de Maio é uma celebração mundial?

2A resposta para a pergunta do nosso artigo de hoje é sim. O Dia do Trabalho também é uma data celebrada em várias outras nações, pois é por meio do trabalho que todo país passa por um processo de revolução e construção material e imaterial de suas riquezas. Aqui no Brasil, inicialmente o 1º de Maio era conhecido como Dia do Trabalhador. Hoje, apenas como Dia do Trabalho.

Publicidade

Há alguns países que comemoram esse momento em outra data, mas sempre com o mesmo sentido. Em termos oficiais, no Brasil, o marco passou a ser comemorado a partir do mês de setembro de 1925. Naquele período, o então presidente Artur Bernardes decidiu criar um específico decreto presidencial para homenagear os trabalhadores brasileiros.

O que se observa ao longo dos anos é que os representantes dos trabalhadores no Brasil mudaram sua forma de compreender o assunto e sua celebração. Se durante muitos anos o 1º de Maio era motivo de muitas lutas, reivindicações e manifestações contra os desmandos dos patrões, de algum tempo pra cá acabou que o 1º de Maio também passou a ser um momento de acolhimento dos trabalhadores. Uma forma de homenageá-los de forma mais festiva. Assim, muitos sindicatos e confederações realizam grandes shows e sorteios para celebrar a data.

Exemplos de superação e importância para as nações

1O trabalho é uma forma de ampliar e melhorar as condições de vida. Além disso, mesmo com toda a sobrecarga diária, o trabalhador também sente bem-estar quando está ocupado. É uma forma do indivíduo se sentir útil, trazendo algum benefício a partir de seus dons e capacidades.

O trabalho faz com que o cidadão também ocupe e cuide da própria saúde mental. Todo trabalhador precisa ser respeitado em sua atividade laboral, pois toda e qualquer profissão digna é merecedora de respeito nas comunidades. Muitas pessoas menosprezam ou fazem pouco caso de algumas profissões, mas na verdade cada labor tem sua função na vida em sociedade. Veja alguns exemplos bem claros: lixeiros, padeiros, motoristas, porteiros, faxineiras, empregadas domésticas, carteiros, médicos, dentistas, comerciantes e tantos outros profissionais.

O lixeiro, por exemplo, tem uma das mais difíceis e atribuladas profissões que conhecemos. As questões da sustentabilidade e da manutenção das boas condições no planeta Terra estão intimamente ligadas a este profissional. Além de ser necessário atuar de forma competente, o trabalhador também precisa ser respeitado em seus direitos. Salários dignos e condições justas para a atuação de cada um são premissas essenciais. Para conquistar tais direitos, muitos trabalhadores organizam associações e espaços para a luta coletiva.

E você, o que acha dos trabalhadores de modo geral? Como lida com os trabalhadores em seu dia a dia? Já percebeu a importância dos professores, que também são trabalhadores?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados