Colégio Web

11 de Setembro

No dia 11/09/2012 faz 11 anos que aconteceu um dos maiores atentados terroristas.

Publicidade

World Trade Center ou simplesmente Torres Gêmeas de 110 andares possuía 1.24 milhão de m², foi um edifício construído em Manhattan, Nova York, aberto pela primeira vez em 04 de abril de 1973. Considerado o mais alto do mundo, chegou até a superar Empire State Building.

Para construir as torres gêmeas foram feitos vários metros de escavações que depois foram usados depois na criação do parque Battery Park City, o custo desse trabalho foi de US$400 milhões ($2, 169, 167, 354 em valores atuais).

Os prédios foram construídos com o intuito de renovar a urbanização, por isso, David Rockefeller, com o apoio do seu irmão e Governador de Nova Iorque, Nelson Rockefeller, sugeriu que o Porth Authority deveria construir um “centro comercial mundial”, em Lower Manhattan.

A construção do World Trade Center se inicia no seu planejamento, em 1951. O sistema de edificações de Nova Iorque exigia, na época, que os edifícios tivessem seis escadas, sendo uma destas à prova de fogo, e teria que ter um vestíbulo por onde a fumaça sairia além de algumas placas de Betão inoxidável antifogo em volta do aço que sustentava cada edifício. Entretanto, essas atitudes tornariam o prédio muito caro e muito pesado, além de tirar parte do espaço alugável, o que tornaria a obra impossível para torres daquele tamanho.

Primeiro Atentado

O primeiro atentado às torres gêmeas começou em 1993 no dia 23 de Fevereiro quando um caminhão que carregava mais de 682 quilogramas de diamantes explodiu na garagem do prédio matando 6 (seis) pessoas. A explosão foi tão grande que abriu um buraco com 30 metros de profundidade. Depois disso, a administração do prédio, decidiu instalar luzes de emergência nas escadas.

O 11 de Setembro

No dia 11 de Setembro, o vôo 11 da American Airlines foi sequestrado por terroristas islâmicos da Al Qaeda que jogaram o avião na fachada norte destruindo os andares 93º e 99º da torre, depois de 17 minutos depois outro avião sequestrado do vôo 175 da United Airlines se chocou com os prédios destruindo entre os andares 77º e 85º, prendendo naquele momento, 1344 pessoas.

Embora os andares da torre sul tenham sofrido um impacto menor, ao menos 700 pessoas morreram instantaneamente ou foram arremessadas. Muitos prédios que estavam ao lado também sofreram alterações, como um hotel da rede Marriott,Deutsche Bank Building e Fiterman Hall do Borough of Manhattan Community College na 30 West Broadway.

Reconstrução

O processo de reconstrução dos prédios começou com a limpeza deles que durou 8 (oito) meses com 24 horas por dia. A primeira cerimônia para marcar a limpeza dos prédios começou em 30 de maio de 2002. E, em 2002  Larry Silverstein começou com um projeto de reconstruir o 7 World Trade Center, que foi inaugurado em 2006. O espaço vazio resultante da destruição do World Trade Center, tem inúmeros proprietários, incluindo Silverstein e a Autoridade Portuária, o que significa que o Governador do Estado de Nova York, George Pataki, tinha alguma autoridade sobre o local.

Apesar de ter sido praticamente reconstruído, o novo edifício sofreu muitas criticas que vai desde o design do prédio, até a mudança do nome para “Freedom Tower”, mas na época o pedreiro de NY Michael Bloomberg disse que o que foi construído é outro prédio e não tem mais a ver com o One World Trade Center.

Homenagens

Para homenagear as vitimas do atentado, foi criado um memorial conhecido como Ground Zero (Marco Zero), que recebeu até hoje mais de 4,5 milhões de visitas só no ano de 2011. Onde ficavam as antigas torres, agora têm os nomes das vitimas do atentado.

Fonte de Pesquisa:
Clark, Richard A. Contra todos os inimigos. W11.
Wikipédia

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados