Colégio Web

Miyamoto Musashi e o Livro dos Cinco Anéis

Considerado o maior samurai de todos os tempos, Miyamoto Musashi é muito lembrado também pela sua obra literária sobre os samurais, o Livro dos Cinco Anéis.

Publicidade

Considerado o maior samurai de todos os tempos, Miyamoto Musashi é muito lembrado também pela sua obra literária sobre o código dos samurais, o Livro dos Cinco Anéis.

Pois é sobre esse famoso samurai e seu importante livro que iremos tratar nesse artigo, para que você conheça um pouco mais sobre a história do Japão Feudal e suas tradições.

Quem foi Miyamoto Musashi?

Miyamoto Musashi nasceu na província de Harima, no chamado Império de Shokuho, atualmente conhecido como Japão, muito provavelmente no ano de 1584.

Foi considerado por muitos como sendo o maior espadachim e ronin da História do Japão, sendo considerado também um grandioso samurai, responsável pela criação de um de seus estilos mais letais, o Niten Ichi Ryu.

Musashi é também considerado um dos maiores (senão o maior) heróis nacionais japoneses, tendo vivido no inicio da chamada Era Tokugawa (1603 – 1868), que foi um período de transição, onde as principais tradições passaram a ser substituídas por métodos ocidentais.

Musashi

É nesse período que ele se torna um símbolo máximo do bushido, que é o caminho do guerreiro, onde um homem com uma espada samurai nas mãos é a representação máxima do que se entende por realização individual dentro do Japão.

Em uma época na qual eram comuns espadachins vagando pelo país atrás de adversários para derrotar e aumentar a sua fama ou melhorar sua técnica, Musashi era o mais temido, respeitado e famoso de todos.

Ele dizia, como é visto na introdução de sua famosa obra, o Livro dos Cinco Anéis, que jamais havia sido derrotado em combate, mesmo tendo enfrentado mais de 60 oponentes. E em alguns casos, lutando contra mais de um oponente ao mesmo tempo.

O Livro dos Cinco Anéis

Livro dos Cinco Aneis

Escrito em 1645, esse livro contém estratégias militares, bem como textos sobre Kenjutsu e diversas artes marciais japonesas, e é considerado um dos maiores tratados do gênero de todos os tempos.

O Livro dos Cinco Anéis é dividido em cinco capítulos, sendo que cada um deles representa um dos elementos primordiais da natureza (terra, água, fogo, vento e vazio).

Cada capitulo traz aos leitores uma visão particular de Musashi acerca da vida e das artes marciais como forma de crescimento.

No entanto, o maior samurai de todos os tempos o faz de modo tão singular que sua obra ainda é muito lida nos dias atuais, especialmente por quem trabalha no mercado corporativo, onde a competição é a ordem do dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados