Colégio Web

Os meses do ano

Conheça um pouco mais sobre cada um dos 12 meses

Publicidade

Os meses do ano geralmente são lembrados pelo aniversário de cada um.

Ou, ainda, pelo signo de cada pessoa. Quem nasce em março, por exemplo, ou é de Peixes ou de Aquário.

E você sabe como surgiram os meses do ano? Vamos lembrar a história de cada um dos 12 irmãos! E ainda entender como funciona a contagem dos dias para cada mês

Origem romana

Como surgiram os meses do anoA grande maioria dos nomes apresentados a cada mês do ano foi originada em Roma, na construção do primeiro calendário romano. Esse calendário foi desenvolvido por Rômulo, em 753 a.C..

Inicialmente, apenas 10 meses compunham o calendário. E o mais interessante: o ano começava no mês de março! Porém, um segundo rei de Roma, chamado de Numa Pumpílio, teve a ideia de acrescentar os meses de janeiro e fevereiro. O período era 700 a.C- 673 a.C.

Troca de nomes

Alguns anos depois, também em Roma, chegou o momento de trocar o nome dos meses do ano. O objetivo dessa mudança era o de homenagear um dos lendários imperadores de Roma, chamado César Augusto.

O que explica o nome de cada mês?

Com um pouco dessa história do surgimento dos meses do ano, você ficou curioso sobre a explicação em relação ao porque de cada nome? Vamos descobrir agora!

Janeiro: é uma forma de homenagear um dos deuses romanos chamado de Jano. Em latim, escreve-se Janus. Ele foi considerado o deus da mudança, do início e do fim. Era um deus que apresentava duas faces, sempre observando em direções opostas. Há a explicação de que Jano estaria olhando para guerra e também para a paz. Ou, ainda, para o passado e para o futuro. Perfeitamente encaixado para o final e o início de um novo ano!

Fevereiro: o mês de fevereiro também foi dedicado a um deus. Essas homenagens eram bastante comuns em Roma. O segundo mês do ano surgiu em homenagem à purificação dos mortos, materializada pelo deus Februa. Era a ele que os romanos apresentavam seus sacrifícios para reparar as faltas e pecados cometidos durante todo o último ano.

Março: o terceiro mês do ano surgiu como homenagem a Marte. Mas não é o planeta! Marte, também chamado de Martius, era considerado o deus da guerra.

Abril: a explicação quanto ao nome do mês de abril vai por dois caminhos. O primeiro deles explica que havia uma comemoração sagrada chamada de aprilis. Essa festa era realizada em homenagem à deusa do amor, também chamada de Vênus. O segundo caminho explica que Abril vem de aperire (que em latim significa abrir). Nesse caso, seria uma relação com o momento de abertura das flores, na área do hemisfério norte.

Maio: o mês de maio, que no Brasil se comemora o Dia do Trabalhador, tem sua explicação em duas grandes deusas romanas. Chamadas de Maia e Flora, elas representavam o vigor e a beleza da primavera, com o desabrochar das flores e plantas.

Junho: o mês de junho remete à deusa Juno. Ela era considerada como aquela que protegia a mulher e a maternidade. Porém, há também outra explicação para o nome: seria uma derivação de um clã romano chamado Junius.

Julho: ele era chamado quintilis quando surgiu o primeiro calendário de Roma. Isto porque era o quinto mês do calendário. Entretanto, no período de 44 a. C., o mês de julho foi novamente batizado com a explicação de que seria uma homenagem ao grande Júlio César.

Agosto: é o sexto mês no calendário romano. Inicialmente foi batizado de sextilis. Contudo, também foi rebatizado para prestar homenagem ao rei Augusto, o primeiro imperador de Roma.

Setembro: da palavra latim septem (sete). Não recebeu alguma explicação de caráter mais homenageador.

Outubro: também derivado do latim, especificamente da palavra octo (oito).

Novembro: mais uma vez, sem homenagem aos deuses, surgiu da palavra nove, o nono mês.

Dezembro: por fim, o mês de Dezembro, originado do latim decem. Ou, o décimo mês.

Quantos dias tem cada mês?

Quantos dias tem cada mês?Outra dúvida constante, que sempre nos leva aos calendários, é com relação ao número de dias em cada mês.

Para ajudar nessa tarefa foi criado um ditado popular. Confira abaixo!

Trinta dias tem Novembro,
Abril, Junho e Setembro,
Com 28 ou 29 há só um,
E o resto tem trinta e um.

O grupo Patati Patata também aproveitou a história dos meses para criar uma música! Confira aqui!

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados