Colégio Web

Mercantilismo e a desvalorização da moeda

Publicidade

O dólar subiu, o dólar caiu. Você provavelmente já ouviu ou leu estas frases em algum noticiário. Mas você sabe o que isso significa e como e porque isto interfere em nossa moeda? Para começar é preciso lembrarmos o que é mercantilismo, e podemos defini-lo aqui como um conjunto de práticas econômicas adotadas pelo Estado e que se desenvolveu na Europa entre os séculos XV e XVIII.

A fim de proteger as riquezas de suas nações que os Estados fazem uso dessas práticas. A criação das leis que controlam a entrada e saída de produtos nacionais e estrangeiros e que regulamentam o mercado econômico, por exemplo, pode ser considerada uma prática mercantilista. É importante lembrar o objetivo político atrás disso tudo: fortalecer o Estado.

Mercantilismo

Além do intervencionismo e do protecionismo, que talvez sejam as práticas quem melhor definam o sistema mercantilista, há também no mercantilismo a busca por uma balança comercial que favoreça o mercado interno. Dizemos que a balança comercial está favorável quando o montante exportado é maior do que o importado, o que valoriza o produto nacional. Quando a balança comercial está desfavorável, ou seja, quando as importações são maiores, há uma perda de controle sobre as riquezas do País.

O colonialismo é também um princípio marcante do mercantilismo, assim como o metalismo, este ligado ao acúmulo de metais precioso, uma vez que se acreditava que uma nação rica era uma nação que continha muitos metais.

E a valorização da moeda?

Desvalorização da Moeda

Mas você deve estar se perguntando: O que isso tudo tem a ver com a valorização de uma moeda? Tudo, simples assim, pois uma moeda é valorizada ou desvalorizada no mercado de acordo com a procura sobre ela, ou seja, segue a lei da oferta e da procura. Em outras palavras, quando há muito dólar em circulação o valor dele diminui e quando e quando acontece o contrário ele fica mais concorrido e a cotação sobe. Este é um modelo válido para qualquer moeda no mercado internacional.

O que podemos constatar aqui é que o surgimento do mercantilismo ajudou a construir essa cultura de proteção de riquezas nacionais que os Estados possuem hoje e, consequentemente, essa “disputa” internacional. O dólar é a principal moeda utilizada nas transações internacionais, por este motivo é também é visto como um termômetro do mercado econômico nos quatro cantos do mundo. Além disso, o nosso país consome produtos importados, daí vem a importância de se acompanhar o mercado internacional, para evitarmos prejuízos em nossa riqueza.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados