Colégio Web

Melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Dentre os diversos filmes que tomam por base a grandiosa Segunda Guerra Mundial, podemos destacar alguns que fizeram (e fazem) muito sucesso. Conheça-os!

Publicidade

Poucos são os conflitos que suscitam tantos debates como a Segunda Guerra Mundial. Há diversos fóruns de estudos sobre o conflito, há uma extensa lista de livros, há diversos grupos e associações de ex-combatentes e uma imensa quantidade de colecionadores de objetos e documentos relacionados ao conflito espalhados pelo mundo todo.

E como não poderia deixar de ser, há também uma grande filmografia sobre o tema. E essa filmografia só perde em volume para outro grande conflito do século XX: a Guerra do Vietnã.

4 Melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Dentre os diversos filmes que tomam por base o grandioso conflito global, podemos destacar alguns, seja pelo realismo das imagens, seja pela fidelidade com que se fez a reconstituição dos fatos, ou seja, pelos atores magistrais que emprestaram seu talento para narrar essa magnífica história sobre um dos momentos mais marcantes da trajetória humana.

Resgate do Soldado Ryan (1998)

Esse filme, dirigido pelo genial Steven Spielberg, narra a história de um pequeno pelotão que após o famoso desembarque das tropas aliadas na Normandia (Dia D), é escalado para uma inusitada missão: resgatar um soldado de sobrenome Ryan, que era o último dos filhos de uma família americana. O pedido é feito pelo próprio presidente americano. A história em si, não é verdadeira, pois isso jamais aconteceu de fato, mas a reconstrução histórica do conflito, principalmente do desembarque das tropas na costa francesa é espetacular.

Cartas para Iwojima (2006)

Dirigido pelo astro Clint Eastwood, esse filme mostra a Segunda Guerra Mundial de um ponto de vista pouco (ou nada) explorado, o dos japoneses. O filme foi realizado quase que simultaneamente com a Conquista da Honra, que também tem temática da Segunda Guerra, mas que mostra as coisas do ponto de vista americano. Ambos merecem estar nessa lista, mas optamos por Cartas para Iwojima pelo inusitado.

Além da Linha Vermelha (1998)

Terence Malick dirigiu esse filme com maestria. O que ofuscou seu lançamento foi o fato de ter sido feito praticamente na mesma época de o Resgate do Soldado Ryan. Mas isso não diminui sua grandeza: um elenco estelar que conta com Sean Penn, George Clooney, John Cusack e Nick Nolte, entre outros, e a narração de uma história que se passa na frente de batalha do Pacífico. É evidente que o conflito é importante nesse filme, mas os conflitos humanos acabam por deixá-lo como pano de fundo. Mas não um pano de fundo qualquer, mas simplesmente o maior conflito humano do século XX.

Bastardos Inglórios (2009)

Esse filme está na lista por ser dirigido por Quentin Tarantino. E isso por si só já bastaria para fazê-lo entrar na lista, mas acontece que a ideia de fazer um esquadrão de soldados judeus caçadores de nazistas liderados por Brad Pitt chegar ao ápice de metralhar Hitler é jogar contra a História. Mas um filme de Tarantino não precisa ter a História do seu lado. Basta a criatividade, e é ela que se faz presente na narrativa que tem a Segunda Guerra Mundial como cenário. Há ainda diversas boas atuações no filme, como a de Christoph Waltz, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados