Colégio Web

Maiores Golpes de Estado da História

Publicidade

Com a atual situação política consideravelmente conturbada que estamos vivendo hoje no Brasil, muito tem se falado sobre golpes de estado. Isso porque o medo do PT de que ocorra um impeachment cresceu bastante.

E como estudar a sociedade e prever futuras ações é também conhecer o passado, reunimos aqui uma lista com alguns dos maiores golpes de estado que já aconteceram na história mundial. Afinal de contas, não queremos repetir erros que já foram cometidos anos atrás.

Ficou curioso? Continue lendo e confira.

Golpe de 1964 – Brasil

É claro que não poderíamos deixar de começar com um dos maiores golpes de estado que o Brasil já sofreu em sua história.

Maiores Golpes de Estado da História

Foi em 1964 que Humberto Castelo Branco assumiu a posse como presidente do Brasil após um golpe militar que derrubou o então presidente João Goulart e instituiu uma ditadura militar no país que durou mais de 20 anos.

Golpe de 1973 – Chile

Considerado um dos golpes de estados mais extremos que já foram registrados na América do Sul, no golpe de 1973 que atingiu o Chile, o palácio presidencial do país foi bombardeado por aviões da força aérea nacional.

Tudo isso para matar – e consequentemente tirar do poder – todos aqueles que faziam parte do governo de Salvador Allende.

Golpe do 18 Brumário – França

Ao contrário do que muitos podem pensar, golpes de estado não são uma invenção moderna. E para provar isso mostramos aqui o primeiro evento da história que foi considerado um verdadeiro golpe de estado.

Maiores Golpes Estado da História

Ocorrido em 9 de novembro de 1799, o golpe representou o fim da Revolução Francesa e marcou não só a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, como também a consolidação dos interesses da população burguesa do país.

Golpe de 1937 – Brasil

Apesar de ser o mais conhecido, o golpe de 1964 não foi o único que o país sofreu. Em 1937 um outro golpe foi dado por Getúlio Vargas. Presidente do país na época, Vargas ocupada a posição desde 1930.

Para continuar no poder, o então presidente forjou um plano de ataque comunista que serviu de desculpa para que ele promulgasse estado de sitio no país e consequentemente aumentasse os seus poderes. Assim ele iniciou um governo ditatorial que ficou conhecido como Estado Novo.

Curiosidade

Enquanto a Bolívia é o país que mais sofreu com golpes de estado, já tendo em sua história 189 deles, países como Suécia, Canadá, Noruega, Suécia, Austrália e Estados Unidos não tem um único golpe de estado registrado em sua história.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados