Colégio Web

Livros de História que todo estudante deve ler

Publicidade

Seja para o vestibular, ou então para as provas escolares, ou por pura curiosidade mesmo, o fato é que sempre é bom saber quais são os livros de História que todo estudante deve ler ao menos uma vez na vida.

Por isto mesmo, vamos dar algumas dicas nas próximas linhas, com livros que poderão ajudar qualquer pessoa a compreender um pouco mais da História do mundo e do Brasil, aumentando suas chances de se sair bem nos vestibulares, nos estudos ou na vida como um todo.

Era dos Extremos

Escrito pelo genial e respeitadíssimo Eric Hobsbawm, o livro Era dos Extremos é, como diz o seu subtítulo, uma excelente obra sobre “o breve século XX”, com foco nos principais acontecimentos que marcaram o mundo durante o período que vai de 1914 até 1991.

História dos Estados Unidos

Livros de História que todo estudante deve ler

Feito em conjunto pelos pesquisadores Leandro Karnal, Marcus Vinicius de Moraes, Luiz Estevam Fernandes e Sean Purdy, este livro busca lançar luz sobre a trajetória da nação mais importante do mundo, tanto economicamente, quanto militarmente.

As Origens do Pensamento Grego

Escrito por Jean Pierre Vernant, o livro As Origens do Pensamento Grego é uma leitura obrigatória para quem deseja entender mais sobre as bases da filosofia e também da política da Grécia Antiga, que serviram de base para muitas instituições que hoje existem.

Casa Grande & Senzala

Considerado como leitura obrigatória para todo estudante de História, Casa Grande & Senzala foi escrito por um verdadeiro gênio, o sociólogo brasileiro Gilberto Freyre, e é capaz de fazer com que seja possível entender o Brasil por meio da observação da formação do país durante o período colonial, e das relações entre os escravos e os senhores.

Casa Grande Senzala

A Viagem do Descobrimento

Apesar de ser escrito por um jornalista, o fato é que este livro é um excelente relato sobre um dos momentos mais marcantes da História do Brasil, o seu descobrimento. O livro foi escrito por Eduardo Bueno, que emprestou do jornalismo a facilidade para tornar a obra de fácil leitura para qualquer pessoa.

1808

Outro livro escrito por um jornalista, desta vez, por Laurentino Gomes, 1808 também relata de modo bem agradável e objetivo, outro momento histórico decisivo da História do Brasil, a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Laurentino também tornou a leitura mais agradável, graças ao método de escrita mais jornalística, que é mais dinâmica, o que acabou trazendo para o livro leitores que normalmente não procurariam por livros de História.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados