Colégio Web

Independência do Canadá e suas curiosidades

Publicidade

Conhecido por ser um dos países mais acolhedores do mundo, o vizinho do norte dos Estados Unidos e também por ser um país extremamente desenvolvido, o Canadá desperta a curiosidade de muita gente nos dias de hoje, especialmente por conta das oportunidades de emprego que surgem neste país.

Portanto, nas próximas linhas nós vamos falar de um modo um tanto mais claro sobre a Independência do Canadá, com especial foco para as suas curiosidades, para que seja mais fácil para as pessoas entender um pouco mais sobre a História e a cultura deste país tão interessante. Vamos ver!

A colonização europeia

Independência do Canadá e suas curiosidades

Apesar dos primeiros colonos europeus terem chegado ao território onde hoje é o Canadá em aproximadamente 1000 d. C., com os vikings, que estabeleceram o primeiro colonato de Leifsbudir na área chamada por eles de Vinland, o fato é que somente em 1497 (ou 1498) houve a primeira visita europeia documentada ao Canadá.

Foi nesta época que o navegador veneziano a serviço do reino da Inglaterra Giovanni Caboto chegou à chamada Terra Nova, dando início ao processo que culminaria no processo de colonização europeia do que hoje é o Canadá.

Apesar de interesses de portugueses e até de espanhóis nas terras onde hoje se encontra o Canadá, o fato é que somente ingleses e franceses exploraram verdadeiramente a região.

E as primeiras colônias foram estabelecidas pelos britânicos durante o século XVI, sendo que eles logo foram seguidos pelos franceses, fazendo com que os territórios acabassem divididos entre as duas nações.

Isto acabou por originar o fato de que até os dias de hoje, no Canadá se fale oficialmente duas línguas: o inglês e o francês, sendo que uma língua é mais falada nos territórios que tiveram maior presença de ingleses, enquanto que a outra é mais falada onde predominaram os franceses.

Independência do Canadá

Independência do Canadá

A divisão e a independência

Depois de algumas tentativas frustradas de invasão do Canadá por parte dos Estados Unidos, houve uma divisão que originou o Canadá Superior e o Canadá Inferior, que depois acabou sendo banida justamente por conta de questões pertinentes à proteção das terras.

Com isto, em 1º de julho (até hoje a data de Independência do Canadá) de 1867, as províncias do Canadá, da Nova Brunswick e da Nova Escócia acabaram por se unir, dando origem a Confederação Canadense.

Com isto, o Canadá se tornou independente politicamente do Reino Unido, mas teve de suportar o controle britânico sobre seu Ministério das Relações Exteriores durante mais de 64 anos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados