Colégio Web

Importância de David Ricardo para a Economia

Publicidade

O momento econômico mundial na atualidade é dos mais conturbados em toda a História da humanidade, e com isso, fica cada vez mais importante e essencial tentar entender um pouco mais sobre a Economia.

Portanto, para quem deseja entender um pouco mais sobre a Economia, o mais indicado é iniciar seus estudos conhecendo uma das figuras mais proeminentes de todos os tempos para os estudos econômicos. Essa figura é David Ricardo.

Nascimento e morte de David Ricardo

O economista David Ricardo nasceu no Reino Unido, na cidade de Londres, em 18 de abril de 1772, sendo que suas origens judaicas o colocam como uma das figuras mais importantes da comunidade judaica.

Depois de uma carreira realmente importante e repleta de contribuições importantes para o pensamento econômico mundial, David Ricardo veio a falecer no dia 11 de setembro de 1823, na cidade de Gatcombe Park.

David Ricardo

Ao lado de nomes de vulto como Adam Smith e Thomas Malthus, David Ricardo é considerado um dos fundadores do que se chama como escola clássica inglesa da economia política.

Dentre suas principais obras sobre a economia mundial, as mais destacadas são as seguintes: “O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias”, que foi publicado no ano de 1810, “Ensaio sobre a influência de um baixo preço do cereal sobre os lucros do capital”, que foi publicado em 1815 e “Princípios da economia política e tributação”, que foi publicado em 1817.

Pensamento de David Ricardo

David Ricardo é muito lembrado por causa de sua forte influência sobre os principais nomes da economia neoclássica, mas também exerceu grande influência sobre economistas de orientação marxista.

Com isso, é natural que para quem deseja conhecer e estudar um pouco mais sobre a Economia, que o nome de David Ricardo conste dos principais alvos do início dos estudos, já que ele ajudou a desenvolver a chamada ciência econômica.

Ricardo David

As principais teorias presentes nos estudos desenvolvidos por David Ricardo são: a teoria do valor-trabalho, a teoria do comércio internacional, a teoria dos temas monetários e a teoria da distribuição, que divaga sobre as fortes relações entre o lucro dos patrões e os salários dos empregados.

O economista David Ricardo, que é um dos maiores nomes da Economia em todos os tempos, também apresentou uma nova forma de enxergar a Teoria da Renda da Terra, totalmente diferenciada das formas como Adam Smith e Thomas Malthus a enxergavam.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados