Colégio Web

História do Rock n’ Roll para leigos

Publicidade

Como muito mais do que apenas um estilo musical, o rock n’ roll surgiu como uma voz à uma geração que buscava por um meio de ser ouvida, enfrentando barreiras sociais, políticas e até econômicas para revelar verdades nunca ditas. Com um visual agressivo, que se estendeu entre diferentes ramificações e subgêneros, o rock se tornou sinônimo da revolução musical, trazendo em seus variados ritmos, graves e agudos um significado muito maior do que apenas uma boa combinação sonora.

Muito mais do que apenas música, o rock n’ roll é um estilo de vida: Carregado em atitude, o gênero ultrapassa a expectativa de artistas e se torna algo muito mais forte do que podemos imaginar, sendo considerado como uma verdadeira ideologia em toda sua tradição. Saiba mais sobre a história do polêmico estilo e descubra sua importância no mundo da música:

O inicio

Historia Rock

O rock n’ roll teve seu inicio efetivo no fim dos anos 40, nos Estados Unidos, absorvendo referencias do country, blues, R&B e gospel norte-americano para consolidar sua tradição. Tendo em seus primórdios as bases com pianos e saxofones, o rock adotou como tradição o uso de predominante de três instrumentos: A guitarra, o contrabaixo (ou baixo elétrico, como firmou-se nos anos 50) e a bateria.

A linguagem do rock tornou-se um impacto enorme, com atitude, moda e vida própria. Partindo do rockabilly de Elvis Presley, que marcou o mundo com a canção Jailhouse Rock, lançada em 1957, o rock quebrou barreiras entre o folk, o swing e o jazz, transformando-se em uma melodia própria de ritmo acelerado e letras vorazes.

Conceito

História do Rock n’ Roll para leigos

Com a popularidade e sucesso, o rock n’ roll se tornou, em partes, produto da indústria musical, como algo muito mais saturado e comercial do que realmente era em sua essência de criação, lá pelos anos 50. Seduzido por tendências ideológicas, o rock teve sua transição da seguinte forma: Nos anos 60, a estruturação do funk, do folk e do rock psicodélico, além do surgimento do heavy metal, marcaram o início em grande estilo do gênero.

Nos anos 70, temos o desenvolvimento do punk rock, que se revela ao lado do industrial e alternativo. Na década de 80, variações do metal e o surgimento dos gêneros emo e indie são destaque, chegando à cultura rap, pop e grunge dos anos 90, que finda a trajetória de novidades do gênero. Como não se identificar com esse estilo?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados