Colégio Web

História do ABC paulista

Publicidade

Considerada uma das regiões econômicas mais importantes do Estado de São Paulo, e um dos mais importantes polos industriais do Brasil, a região do ABC paulista está na zona metropolitana que forma a chamada Grande São Paulo.

Esta região do ABC paulista é formada pelas seguintes cidades: Santo André, São Bernardo, São Caetano (que formam o ABC original), Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Diadema.

De importância fundamental para a economia brasileira das últimas décadas, a região do ABC paulista possui uma História rica e culturalmente importante, que nós vamos conhecer melhor nas próximas linhas.

Formação

ABC Paulista

As origens do ABC paulista remetem aos tempos do Brasil Colônia, quando a região era ocupada por indígenas, e acabou sendo também ocupada por colonos portugueses, que usavam a região como passagem para a ida ao porto de Santos e também ao Rio de Janeiro.

Em 1553, sob a liderança de Martim Afonso de Sousa e de João Ramalho, foi fundada a vila de Santo André da Borda do Campo, num ato que acabaria por contribuir para a ocupação de todo o chamado planalto paulista.

Durante muitos séculos, a região continuou servindo de entreposto para os tropeiros que subiam do porto de Santos trazendo mantimentos e produtos para São Paulo e para outras cidades, mas no final do século XIX, as coisas começaram a mudar.

ABC operário

ABC

Durante o século XX a região do ABC acabou por se tornar também um importante polo industrial paulista, o que foi consolidando com o passar dos anos, e com a chegada de empresas importantes e famosas.

Dentre as principais, podemos destacar as montadoras Mercedes-Benz, Ford, General Motors e Volkswagen, que com suas fábricas instaladas, especialmente em São Bernardo do Campo, em Santo André e em São Caetano, acabariam por consolidar também a imagem de um ABC operário.

Foi esta imagem que acabou ganhando ainda mais força quando em 1979, liderados por um sindicalista barbudo de nome Lula, que viria a se tornar presidente da república anos depois, uma das maiores greves da História do país se deflagrou.

Esta greve teve papel fundamental no momento do país na época, que ainda estava mergulhado numa Ditadura Militar, e acabou por servir de pano de fundo para a fundação de alguns partidos notórios, como o próprio Partido dos Trabalhadores, o PT.

Atualmente, o ABC paulista não é mais conhecido apenas por ser operário, mas é também conhecido por ser a região onde está localizada a cidade com maior IDH (índice de desenvolvimento humano) do país, São Caetano do Sul, entre outras coisas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados