Colégio Web

Feminismo: de Nova York para o Mundo

Publicidade

Com as crescentes denúncias das mulheres sobre casos de estupros e também crescentes discussões sobre o machismo arraigado na sociedade que é percebido em pequenos detalhes do dia a dia, o movimento feminista, que luta contra tudo isso também tem ganhado destaque na sociedade, acendendo uma discussão que tem as mulheres como protagonistas e que busca a igualdade entre os sexos.

Afinal de contas, já é do conhecimento de todos que mulheres comprovadamente ganham menos do que homens que ocupam a mesma posição, que propagandas machistas são praticamente de praxe e que comportamentos machistas têm matado mulheres do mundo todo.

E o feminismo chega para brigar com tudo isso e mostrar que a mulher tem valor sim e que deve ser respeitada como qualquer outro ser humano. Mas você sabe como surgiu o movimento feminista? Ao contrário do que você possa pensar, o movimento é bem antigo, muito mais do que você imagina.

A origem do feminismo

Movimento Feminista

O feminismo é um movimento muito antigo, que tem origem em 1848, na convenção dos direitos da mulher que aconteceu em Nova York. Este movimento em questão teve caráter reivindicatório como consequência das grandes revoluções.

Além disso, as conquistas da Revolução Francesa também são reivindicadas por feministas, que acreditavam que os direitos sociais e políticos a partir de revoluções também deveriam se estender às mulheres. Entre as conquistas da época pode ser colocado o divórcio.

Mas o movimento feminista foi intensificado durante a Revolução Industrial, quando a mulher passou a ser praticamente explorada assumindo uma jornada dupla de trabalho, dentro e fora de casa. E foram os movimentos feministas que resultaram nos direitos que a mulher tem hoje, como o de se divorciar, de votar e de poder trabalhar fora de casa, além de muitos outros.

É claro que ainda hoje existe muito pelo que se deve lutar, principalmente quando analisamos que a sociedade sempre foi rodeada por uma hegemonia masculina. Um grande caminho já foi percorrido por diversas mulheres que marcaram a história, mas ainda há um longo caminho a se percorrer até que se alcance a igualdade entre o homem e a mulher, algo que é em pleno século 21 não deveria ser mais discutido, deveria ser uma realidade natural.

feminismo

Porém, infelizmente ainda hoje enfrentamos situações como cultura do estupro, depreciação e diferenças no tratamento entre homem e mulher, que colocam o sexo feminino como inferior e sujeito às vontades e aos desejos dos homens. Uma ideia completamente ultrapassada que infelizmente ainda hoje faz parte da nossa sociedade.

A verdade é que o feminismo é uma luta constante, que dia após dia tem resultado em pequenas conquistas para as mulheres de todo o mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados