Colégio Web

Fatos que você não sabia sobre o Descobrimento do Brasil

Publicidade

No dia 22 de abril de 1500, segundo dita a historiografia oficial, o Brasil foi descoberto pelos portugueses, que chegaram aqui por acidente, já que estavam se dirigindo para as Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral.

No entanto, apesar de praticamente todo brasileiro alfabetizado conhecer ao menos uma parte desta História, o fato é que há algumas controvérsias em torno do Descobrimento do Brasil.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos listar alguns dos fatos que com certeza você não sabia sobre o Descobrimento do Brasil, para mostrar, entre outras coisas, que há uma divergência monumental entre a História oficial e a História real.

Cabral não foi o primeiro

Fatos que você não sabia sobre o Descobrimento do Brasil

Segundo documentos de época, há fortes indícios que apontam para o fato de que Pedro Álvares Cabral talvez não tenha sido o primeiro navegador português a chegar ao Brasil.

Na verdade, pelo menos dois outros navegantes teriam chegado ao litoral do futuro Brasil antes de Cabral, sendo que o primeiro deles teria sido Pedro Vaz da Cunha, mais conhecido como o “Bizagudo”, que teria chegado aqui em 1487, e mapeado todo o litoral brasileiro.

Ainda em 1487, João Fernandes de Andrade teria feito uma viagem muito similar, com a mesma finalidade de mapear o litoral brasileiro, só que neste caso, ele teria partido do Golfo da Guiné, na África.

Pretensões francesas

Segundo fontes, especialmente francesas, o navegador normando Jean Cousin, teria aportado nas terras onde hoje é o estado do Maranhão, no ano de 1488, tendo também navegado pela foz do rio Amazonas.

Por conta deste acontecimento, que tem evidências em mapas de época, os franceses teriam se sentido no direito de direcionar suas pretensões colonialistas para a região norte do Brasil.

Muitos náufragos também teriam dado na costa brasileira, especialmente franceses, o que teria ocorrido durante o ano de 1491, ou seja, antes da chegada de Cabral ao país.

Descobrimento Brasil

O interesse português

Por conta de todos estes relatos, fica meio que evidente para muitos historiadores, que a chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras tem mais a ver com a tomada de posse de terras já conhecidas do que com o descobrimento de algo de modo acidental como nos contam os livros didáticos.

Portugal, temendo o avanço espanhol nas novas terras do chamado Novo Mundo, decidiu enviar uma expedição para cá com o claro intuito de tomar posse antes que outros o fizessem.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados