Colégio Web

Épicas batalhas pela independência que marcaram a História

Publicidade

Nas escolas, costumamos aprender que a Independência do Brasil foi mais fruto de um tipo de conchavo entre políticos e proprietários de terras do que resultado de algum conflito ou de alguma guerra, especialmente pelo fato de que foi um português quem a declarou.

Mas ao contrário da Independência Brasileira, que aparentemente foi mais tranquila (excetuando o fato de que diversas revoltas pontuais ocorreram nos anos que se seguiram), há na História da humanidade alguns exemplos de processos de independência que só foram conquistados por meio de batalhas e guerras. Vamos conhecer três bons exemplos a seguir.

Guerra de Independência dos Estados Unidos

batalhas pela independência que marcaram a História

Consequência da Revolução Americana, a Guerra de Independência dos Estados Unidos foi o conjunto de batalhas desencadeado pelas Treze Colônias contra o exército do Reino Unido da Grã Bretanha, mas que acabou contando com a presença de outras nações.

Dentre todas as batalhas que acabaram por consolidar a Independência dos Estados Unidos e a sua vitória sobre os ingleses, podemos destacar a mais épica de todas, a batalha de Yorktown, na Virgínia, que resultou na captura de boa parte das tropas britânicas.

Guerra de Independência do México

Outro país que conseguiu conquistar sua independência por meio de uma guerra cheia de batalhas épicas foi o México, que precisou lutar contra os representantes da Coroa Espanhola em seu território.

De um lado, estavam os colonos mexicanos, que entraram para a História como os Patriotas, e de outro, estavam as autoridades que representavam a Coroa Espanhola, que entraram para a História como os Realistas.

Diversas batalhas épicas ocorreram, mas o conflito foi decidido pela tática de guerrilha empregada pelos colonos mexicanos, que estavam em desvantagem no que diz respeito ao poderio militar, mas que tinham a seu favor o desejo de tornar realidade o sonho de um México livre e independente.

Épicas batalhas pela independência que marcaram a História

Guerra de Independência da Argentina

Mais uma nação que só conseguiu conhecer a sua independência por meio de uma guerra repleta de batalhas épicas foi a Argentina, que vivenciou um conflito armado contra as forças espanholas.

Na verdade, a Guerra de Independência da Argentina foi parte de um conflito muito maior, chamado de Guerras de Independência Hispano-Americanas, que envolveram diversos países sul-americanos.

As principais batalhas, no entanto, acabaram por ocorrer em solo argentino, na chamada Frente Oriental, onde milhares de vidas se perderam para consagrar a independência deste país que desperta paixões intensas nas pessoas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados