Colégio Web

Disputas religiosas ao longo da História

Publicidade

O mundo moderno está repleto de grandes conflitos, e a maior parte deles têm sua origem em disputas religiosas, que tornam tudo muito mais violento, em muitos casos, apenas por uma forma diferente de ver a mesma coisa.

Portanto, vamos mostrar 3 grandes exemplos do que se entende por algumas das disputas religiosas mais importantes que surgiram ao longo da História, sendo que todas elas possuem reflexos que são vistos até os dias de hoje.

Católicos e Protestantes na Irlanda do Norte

Na Irlanda do Norte, os conflitos entre católicos e protestantes estão entre os mais violentos de todo o mundo, com um grande ódio entre ambas às partes, que faz com que todos os envolvidos acabem afundando em verdadeiras ondas de violência sem limites.

Disputas Religiosas

Suas origens remetem a uma série de fatores, que vão muito além da religião, com pontos políticos, étnicos e econômicos também fazendo parte das hostilidades, que surgiram durante a Idade Média.

No século XII, a Inglaterra, por meio do rei Henrique II, tentou anexar a ilha da Irlanda como parte de seu reino, o que levou uma grande leva de ingleses a se fixar nela, levando o protestantismo para lá, sendo que os irlandeses continuavam sendo católicos.

Com isso, os conflitos tiveram início, tendo como motivo principal, a religião, mas tendo como origem, a anexação da Irlanda pela Inglaterra.

Cruzadas

Segundo a tradição cristã, houve ao todo 9 cruzadas ao longo da História, sendo que algumas foram mais importantes e relevantes do que outras, gerando uma série de impactos importantes, como, por exemplo, as disputas entre cristãos e muçulmanos que ocorrem até os dias de hoje.

As Cruzadas nada mais foram do que um movimento organizado pela Igreja Católica para convocar cristãos europeus para retomar a Terra Santa das mãos dos muçulmanos islâmicos que lá estavam. Com isso, grande quantidade de conflitos entre os dois grupos religiosos ocorreram durante um intervalo de aproximadamente 3 séculos.

Cruzadas

Judeus versus muçulmanos

Considerado um dos principais conflitos religiosos do mundo moderno, o conflito entre judeus e muçulmanos tem ligação com a criação do Estado de Israel, que se deu logo após a Segunda Guerra Mundial, criando uma nação judaica em meio a um monte de nações muçulmanas hostis a ela.

No entanto, as origens das animosidades entre eles se dá nos tempos de Abraão, já que os judeus seriam descendentes de Isaac, o filho de Abraão que herdaria a terra prometida, enquanto que os muçulmanos seriam descendentes de Ismael, o filho de Abraão com uma escrava e que foi expulso por Abraão por causa das provocações que fazia a Isaac.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados