Colégio Web

Detalhes dos 3 ciclos do Brasil Colônia

O Brasil Colônia compreende o período da chegada dos portugueses ao nosso continente em 1500, para dar início à colonização, até o dia da Independência.

Publicidade

A história do Brasil poderia ser contada pelos seus primeiros habitantes, a sociedade indígena, que já vivia no Brasil muito antes de seu descobrimento.

Todavia, a história do Brasil teve o seu início a partir da chegada dos portugueses, quando por um grande acaso do destino, o grande navegador Pedro Álvares Cabral e sua tripulação desembarcaram na esplendorosa região de Porto Seguro (Bahia), no ano de 1500. Quando os portugueses chegaram, avistaram um cenário belíssimo e seus primeiros habitantes – os indígenas. Vamos estudar a cada um desses períodos de forma clara e objetiva. Começaremos com o Brasil Colônia.

Ciclos do Brasil Colônia

Brasil Colonia

O Brasil Colônia compreende o período da chegada dos portugueses ao nosso continente em 1500, para dar início à colonização, até o dia da Independência. Esse foi um grande período da nossa história e podemos dividi-los por ciclos.

Primeiro ciclo foi a exploração das nossas matas – o pau-brasil.

Os portugueses queriam descobrir o que de melhor existia em nossas terras para a exploração dos recursos e enriquecimento da nação europeia. Primeiramente, os portugueses não se fixaram por aqui, exploravam a região e retornavam para a Europa. Faziam expedições, primeiramente, iniciando o ciclo da exploração de nossas madeiras, extraindo o pau-brasil para comercialização na Europa. Usavam nessa época como mão de obra os nossos índios (sistema de escravidão). Os ingleses, franceses e holandeses também faziam expedições para a retirada de nossos recursos naturais.

Segundo ciclo foi à exploração da cana-de-açúcar em 1530.

Brasil Colonia 1530Por volta de 1530, o segundo ciclo inicia-se com a chegada da expedição de Martin Afonso de Souza. Ele desembarcou para explorar a cana-de-açúcar e iniciar a colonização do Brasil. A mão de obra indígena foi alterada pelos negros africanos, para o trabalho na lavoura. Muitos tentavam fugir e se refugiavam nas matas.

As guerras foram instaladas entre os portugueses e os demais países europeus que também queriam explorar o nosso país. As tribos indígenas também se rebelavam, mas não surtiam resultados, pois era arco e flecha dos índios contra as armas dos portugueses.

Terceiro ciclo foi o ciclo do ouro, por volta de 1750.

De 1750 até o final do século XVIII ocorreu o ciclo do ouro ou o ciclo da mineração, em que as primeiras minas de ouro e pedras preciosas foram descobertas na região Sudeste. A mão de obra explorada contiuava a escravidão e foi nessa ocasião que os impostos surgiram para taxar a população – chamado de “o quinto”.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados