Colégio Web

Detalhes do Império Mouro

Publicidade

Você já ouviu falar do Império Mouro? Conhece um pouco da sua história? Da sua origem? Do que praticavam?

Nesse texto falaremos um pouco a respeito desse povo que é oriundo do Norte da África, praticantes do Islão (Marrocos, Argélia, Mauritânia e Saara Ocidental). Durante a Idade Média, esse povo invadiu a região da Península Ibérica, Sicília, Malta e parte da França.

Basicamente, estes povos pertenciam aos grupos étnicos berberes e árabes que compunham a etnicidade da África Setentrional.

Nas próximas linhas, falaremos um pouco a respeito das principais curiosidades desse povo, em alguns aspectos que valem ser abordados tanto pela questão histórica, quanto pelo legado que eles foram capazes de deixar por onde habitaram.

Um resumo da história desse povo  

Detalhes do Império Mouro

1# – Na antiguidade, os romanos nomearam como mouros aqueles que nada mais eram do que às populações que habitavam a região noroeste da África, que por sua vez designavam de Mauritânia.

Estas populações pertenciam a um grupo maior, denominado berberes, e que com a revolução islâmica no século VII vieram por adotar essa religião, adotando também a língua árabe, além do idioma nativo.

2# – Estas populações ainda se juntaram com os árabes na conquista da península ibérica, surgindo a civilização moura, na Idade Média, com o predomínio dos árabes.

3# – No final do século XIII, com o avanço do processo que ficou conhecido como Reconquista, os mouros acabaram perdendo grande parte do seu território na península.

Em 1492, os Reis Católicos conquistaram o Reino da Granada e acabaram por expulsar os últimos mouros da península, com a maioria dos refugiados partindo para o norte da África onde acabaram por se estabelecerem.

4# – Dessa forma, a palavra mouro pode ser utilizada tanto para designar os habitantes do noroeste da África que são muçulmanos ou falam árabe, como também para se referir aos muçulmanos de origem espanhola, judaica ou turca que habitam o norte da África.

Mouro Império

Arquitetura Moura

A influência da arte moura na Espanha pode ser percebida muito além de onde eles viviam. Eles foram capazes de criar um estilo artístico único, tanto no que diz respeito à arquitetura como à iluminação, que foram muito fortes entre os séculos IX e XI.

Também os cristãos que habitam o norte da península ibérica puderam se valer de suas influências mouras e orientais para formarem um estilo que pode ser percebido nas igrejas que por lá são encontradas.

Isso porque, após a reconquista, os cristãos empregaram os trabalhadores mouros que conheciam as técnicas de edificação e de decoração, e a partir de então, criaram um estilo denominado Mudejar, que se fez presente até mesmo após a total retirada moura da península.

Entre os destaques mais interessantes que podemos citar na questão da arquitetura estão:

1# – A catedral de Córdoba, um das maiores mesquitas do mundo.

2# – A Giralda em Sevilha, torre que pode ser considerada um verdadeiro monumento.

3# – O palácio de Alhambra, em Granada, também merece referência por sua arquitetura estupenda.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados