Colégio Web

Detalhes do Iluminismo

Publicidade

O movimento intelectual ocorreu na Europa no século XVIII, com maior destaque na França. O movimento causou transformação na sociedade, em uma época em que os assuntos giravam em torno da liberdade e do progresso do ser humano.

O Iluminismo foi algo global, ou seja, atingiu diversas áreas, filosófica, política, social, econômica e cultural, que protegiam o uso da razão como o melhor caminho para alcançar a liberdade, autonomia e emancipação. As principais ideias e pensadores Iluministas surgiram à cidade de Paris.

Iluminismo

A teoria dos iluministas defendia a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para mostrar ao mundo a ideia, eles idealizaram e concretizaram o conceito da Enciclopédia, impressa entre 1751 e 1780, uma obra composta por 35 volumes, na qual estava minimizado todo o conhecimento que era conhecido até então.

Sendo um movimento de reação ao absolutismo europeu, tem como características as estruturas feudais e toda a influência cultural da Igreja Católica, o direito comercial e a censura das “ideias perigosas”.

Fazendo uma alusão ao período vivido até então, surgiu o nome “iluminismo”, e, desde a Ideia Média, esse período foi julgado como das trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.

5 ilustres iluministas

Iluminista

Os principais pensadores iluministas, que valem ser lembrados, são:

  • Montesquieu (1689 – 1755): ele fez parte da primeira geração que existiu de iluministas, e a sua obra principal foi “O espírito das leis”. Antes de existir a sociologia ele mostrou questões desse tipo e também desenvolveu essas ideias.
  • Voltaire (1694 – 1778): Critico da religião e da Monarquia, ele foi um homem símbolo do movimento iluminista. Foi também um agitador polêmico e propagandista das ideias iluministas.
  • Diderot (1713 – 1784): Ele dedicou parte da sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua maior e de destaque contribuição no movimento.
  • D’Alembert (1717 – 1783): Escreveu e ajudou a organizar a Enciclopédia.
  • Rousseau (1712 – 1778): Ele redigiu verbetes para a Enciclopédia. As ideias eram muitas vezes contrárias às dos demais participantes do Iluminismo, o que o deu fama de briguento. Sua obra principal foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.

O Iluminismo utilizou da razão no combate a fé na Igreja e o conceito de liberdade para bater de frente com o poder no centro da monarquia. Com essência, mudou a ideia de homem e de mundo.

Após isso, outro movimento foi desenvolvido, sendo mais econômico e político: o Liberalismo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados