Colégio Web

Detalhes da independência do Chile

Publicidade

A historia da independência chilena passa por divergências durante sua execução, com movimentos longos e turbulentos que propiciaram em sua situação politica atual. Num processo que é marcado por guerras e lutar pelo poder em toda América Espanhola, a independência chilena não seria diferente, entre diversos questionamentos que ampliavam a dificuldade no contexto politico que vivia a região. Mesmo com a complexa situação, porém, os resultados obtidos posteriormente vieram com os consequentes conflitos sobre as autoridades coloniais, que culminaram no atual cenário chileno.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos buscar maior conteúdo sobre o movimento da independência que resultou na libertação do Chile, ocorrido no dia 12 de Fevereiro de 1818, e entender a importância dessa ação para a atual formação politica do país. Saiba mais!

Detalhes da independência do Chile

O que foi o movimento da independência do Chile

O Reino do Chile, que até então era Colônia espanhola, se separou do país para formar um governo independente em 1818, num processo que reuniu diversas colônias espanholas da América na mesma projeção pela liberdade. Os únicos países distantes dessa solução foram Cuba e Porto Rico, que permaneceram no império. A separação das colônias começou com o movimento da independência do Chile, coordenado pelo líder separatista Bernardo O’higgins.

Um jornal chileno chamado Aurora de Chile, redigido por um sacerdote chamado Camilo Henríquez, foi  um dos principais instrumentos que propagaram a ideia da independência, que se tornou função de desavenças entre o governo e o povo. O movimento teve o apoio da Igreja Católica, sobre o controle político das elites, mas consequentemente se expandindo ao ideal social. A luta teve envolvimento de outros países no abastecimento de armas e ajuda financeira, contando com a ajuda do general criollo José de San Martin durante a luta emancipacionista.

Na batalha pela independência chilena, começou uma etapa estável na vida política do país, diferentemente de outros países latino-americanos. Ganhando duas guerras, o Chile conquistou sua liberdade, fator suficiente para promover seu desenvolvimento.

Mapa Chile

Impacto da independência chilena na relação política latino-americana

Não foi só o Chile que obteve efeitos com a luta por sua independência. Nessa batalha, países latino-americanos da região também concorreram por resultados positivos à sua politica e economia. O desenvolvimento e civilização de países como Peru e Bolívia também se deve à história chilena, que moveu a forma de governo de diversos países e movimentou novas visões. Atualmente, o Chile tem governo democrático e ampla economia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados