Colégio Web

Detalhes da Guerra dos Sete Anos

Publicidade

Muitas são as guerras e conflitos que compõem a História da humanidade, sendo que algumas delas também foram fundamentais para definir fronteiras e para fazer com que nações inteiras emergissem ou deixassem de existir.

Hoje nós vamos ver um pouco mais sobre uma destas guerras importantes que marcaram a História da humanidade, a Guerra dos Sete Anos, que como o próprio nome sugere, durou sete anos, entre 1756 e 1763 e envolveu uma série de nações europeias importantes.

Motivos

Guerra dos 7 Anos

A Guerra dos Sete Anos foi como ficou conhecida uma série de conflitos entre os anos de 1756 e 1763, durante o reinado de Luís XV, que envolveram a França, a Áustria, a Saxônia, a Rússia, a Suécia e a Espanha de um lado, contra a Inglaterra, Portugal, a Prússia e Hanôver de outro.

Dentre os motivos que desencadearam os conflitos, podemos destacar uma grande preocupação por parte da maior parte das potências europeias na época em relação ao aumento do poderio militar e também do prestígio de Frederico II, o Grande, que era o rei da Prússia na época.

Além disto, também havia a grande disputa entra a Áustria e a Prússia pela região da Silésia, que tinha passado para o domínio prussiano no ano de 1742 dentro dos eventos chamada Guerra de Secessão Austríaca.

E para completar, também teve grande peso para a Guerra dos Sete Anos a disputa ferrenha entre Inglaterra e França pelo controle comercial e das rotas marítimas das principais colônias das Índias e também da América do Norte.

7 Anos Guerra

O palco dos conflitos

Apesar de ter origem na Europa, o fato é que o palco dos conflitos se estendeu por boa parte do mundo conhecido na época, com batalhas sendo travadas por ambos os lados em diversas regiões.

Houve batalhas na Europa, bem como na América do Norte, na África e até mesmo na Ásia, sendo que algumas destas batalhas podem ser divididas por fases.

Uma das mais famosas se desenrolou em território norte-americano, ficando conhecida como Guerra Franco-Indígena, e teve a participação de forças inglesas (com suas colônias norte-americanas) contra dos franceses e seus aliados algonquinos (tribo da região onde hoje fica o Canadá).

O desfecho do conflito, como normalmente ocorre neste tipo de guerra, se deu com o Tratado de Paris, quando, em 1763, franceses, ingleses e austríacos assinaram a paz, selando o fim deste conflito, que para muitos, é considerado como o ponto de partida para o que chamamos de Era Moderna.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados