Colégio Web

Detalhes da 3ª Revolução Industrial

Publicidade

Assim como a Segunda, a Terceira Revolução Industrial é a continuação do processo classificado como Revolução industrial. De acordo com os historiadores, nós ainda estamos vivendo no período da Terceira Revolução, portanto cada novo dispositivo lançado no mercado é parte dessa história.

Outro nome

A Terceira Revolução Industrial tem outro nome: Revolução Técnico-Científica Informacional. Ela começou no século passado e foi o gatilho deste período tão tecnológico no qual vivemos. A cada dia é um aparelho novo que surge, é um novo aplicativo, é uma nova tendência.

3ª Revolução Industrial

Nesta época de grandes desenvolvimentos, as áreas que mais se destacam são a química fina, a biotecnologia, a escalada espacial, a robótica e a genética. Uma forte característica deste período é que cada descoberta científica, antes de ser divulgada ao mundo, sofre uma severa avaliação mercadológica.

A sustentabilidade

Isto é base para grandes teorias da conspiração. Muitos acreditam já ter sido descoberta a cura para várias doenças graves e/ou crônicas, mas que não foram divulgadas porque seria o fim da indústria farmacológica. Nada foi provado, mas infelizmente a característica é verdadeira.

Hoje a sustentabilidade está na moda, então todas as pessoas constantemente buscam por novas ideias, conceitos e teorias para dar continuidade à produção em larga escala, mas sem agredir o meio ambiente. Há algum tempo, quando as empresas não estavam interessadas em sustentabilidade, muitas ideias úteis foram desperdiçadas, pois não traziam vantagens ao meio mercadológico. As indústrias querem lucro e não escondem: o mais importante, em qualquer empresa, grande ou pequena, comprometida ou não com a sustentabilidade, é o lucro.

O que mais a Revolução trouxe?

A famosa globalização foi um efeito dessa contínua evolução da tecnologia. Tanto na área da comunicação quanto nos transportes, os aprimoramentos e novos dispositivos surgem a todo momento, o que diminui consideravelmente as distâncias entre os países mais longínquos.

Terceira Revolução Industrial

Hoje é possível bater um papo com uma pessoa que está no Japão com um dispositivo que cabe na palma da sua mão, através da internet. E não foi só a comunicação que melhorou; as culturas se encontram de maneira mais fácil, e já não sabemos mais as origens de muitas franquias, porque elas estão por toda parte.

Quais são as consequências?

Podemos afirmar que são, em suma, a consolidação do sistema capitalista, a descentralização industrial, a formação e expansão de multinacionais e empresas globais, a flexibilização do trabalho e a terceirização da economia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados