Colégio Web

Detalhes da 2ª Revolução Industrial

Publicidade

A Segunda Revolução Industrial se deu na segunda metade do século XIX. As indústrias que sofreram tal movimentação foram a química, a elétrica e as de petróleo e de aço.

Durante um boom de novas tecnologias, as principais que surgiram foram os navios de aço movidos a vapor, o processo de desenvolvimento do avião, o enlatamento e outras técnicas de preservação de alimentos, a refrigeração mecânica, o telefone eletromagnético e a tão sonhada produção em massa e em série de bens de consumo.

Segunda revolução?

Na verdade, o conceito de Segunda Revolução Industrial é apenas uma linguagem histórica para definir melhor os períodos. Desde seu início, a Revolução Industrial não teve pausa ou ruptura alguma entre os avanços que se fizeram.

segunda revolução industrial

Como ela ocorreu num período relativamente grande, foi dividida em partes, de modo a se aprender mais facilmente sobre o que aconteceu em cada período. Além disso, os industrialistas usavam esse termo para se referir às mudanças que aconteceriam no ambiente industrial depois da Segunda Guerra.

O que foi inventado na Segunda Revolução Industrial?

Uma das mais importantes invenções na área da comunicação foi a prensa móvel, movida a vapor. Falando em vapor, o motor a vapor também foi desenvolvido e aplicado na Grã-Bretanha nessa época, sendo exportado para outros países com a vagarosidade que aquele tempo disponibilizava.

Outro tipo de tecnologia que apareceu durante a Segunda Revolução Industrial foi o motor de combustão, premissa dos antigos automóveis que surgiram na França em 1870. Depois de várias tentativas sem muito sucesso, um homem chamado Gottlieb Daimler teve a ideia de incluir petróleo no sistema de combustão, em vez de usar gás de carvão.

Quais foram os resultados do boom tecnológico?

2ª Revolução Industrial

Em 1879 foi criada a lâmpada incandescente, o que revolucionou também a noção de energia elétrica no mundo. A luz teria capacidade de viajar por longas distâncias, gerando um custo bem menor do que quando era utilizado o vapor.

A simplificação dos métodos produtivos industriais levou à acessibilidade de produtos antes inalcançáveis, como o ácido sulfúrico e a soda cáustica. Assim, a fabricação de explosivos, borracha e papel pôde aumentar consideravelmente de tamanho.

Os transportes também sofreram grandes mudanças, pois, com as novas fontes de energia e a descoberta do aço, baratearam a produção e agilizaram a locomoção. Devido aos novos métodos, matérias-primas e ideias, a indústria passou a lucrar cada vez mais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados