Colégio Web

Como viviam as mulheres na Idade Média?

Publicidade

A Idade Média é uma época que desperta muito interesse em quase todo mundo. As histórias de cavaleiros medievais e de grandes disputas tornaram o período famoso e um dos mais conhecidos.

Mas e como era a vida das mulheres naquela época? Pode ter certeza que não tinha nada a ver com a vida que o sexo feminino leva hoje e muito menos com a versão romantizada que costuma aparecer nos filmes de Hollywood.

Em um mundo dominado pelos homens, a visão de como era a vida feminina foi excluída por muito tempo, principalmente por se tratar de uma época em que elas eram consideradas um nada. Uma frase de um autor da época consegue representar isso muito bem: “A alma de uma mulher e a alma de uma porca são quase o mesmo, ou seja, não valem grande coisa”.

Família

Não apenas na sociedade a mulher era subjulgada, o mesmo acontecia na família. Filhas mulheres eram completamente excluídas da linha de sucessão e a herança era passada apenas para os primogênitos homens.

Como viviam as mulheres na Idade Média

Ao se casar a mulher passava a fazer parte da família de seu marido. Caso ficasse viúva também não tinha direito à herança.

Casamento

O casamento na Idade Média era apenas um pacto entre duas famílias e a mulher era apenas um objeto que seria doado e submisso. Ela tinha a obrigação de ser obediente e submissa e era sempre vista a partir da referência do homem que lhe era superior: era filha, irmã e esposa.

Isso acontecia porque a mulher era vista como inferior por sua fragilidade e sua fraqueza.

A inferioridade também era presente no sexo, que deveria ser apenas para procriação e sempre com o homem sobre a mulher, reforçando a superioridade masculina. Ou seja, a mulher em hipótese alguma deveria demonstrar estar sentindo prazer.

O homem nunca deveria amar apenas a sua mulher, mas esta deveria ser sempre fiel a um único homem, que teria o direito e o dever de castigá-las tal como a um escravo.

Profissão

A visão básica que se tinha na época era a seguinte: uma mulher deve apenas obedecer. Uma mulher não deveria saber ler e escrever, a não ser que fosse da Igreja, mas sim bordar e fiar.

Se fosse pobre, deveria ter o conhecimento para o trabalho de sobrevivência, se fosse rica, o conhecimento seria utilizado para supervisionar o trabalho dos criados.

mulheres na Idade Média

As camponesas deviam sempre acompanhar os seus maridos em todas as atividades que estes tivessem. Já as damas da aristocracia tinham a função de ser donas de casa, sendo responsáveis pelos alimentos e pelas vestimentas da família, administrando o trabalho dos escravos e mantendo a casa em bom funcionamento.

Submissão

Basicamente, na Idade Média a mulher era vista como um ser frágil e inferior. Nesta época dominada pela Igreja, o sexo feminino era considerado o pecado, a carne, a fraqueza.

As funções que lhe cabiam era ser submissa ao homem de comando – pai e posteriormente o marido – e também a responsabilidade doméstica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados