Colégio Web

Como se deu a Batalha da Normandia?

Publicidade

A Segunda Guerra Mundial teve uma série de eventos e de batalhas importantes e marcantes, mas a verdade é que poucas realmente são lembradas com o impacto que a Batalha da Normandia apresenta.

Portanto, nas linhas deste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre esta importante batalha que marcou uma importante vitória para os aliados frente às forças da Alemanha Nazista.

Operação Overlord

Chamada de Operação Overlord (nome código), o evento que entrou para a História como a Batalha da Normandia envolveu as forças aliadas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França Livre e de outros países, numa manobra que visou invadir o território francês ocupado pelos nazistas.

A decisão de realizar a operação veio depois de uma reunião entre as lideranças aliadas, que viram que a Alemanha Nazista se encontrava enfraquecida, especialmente após a derrota histórica para o Exército Vermelho na Batalha de Stalingrado.

Batalha da Normandia

Maior invasão marítima da História, esta operação ainda hoje é estudada por militares do mundo todo, especialmente por ter sido um evento decisivo para sacramentar a vitória definitiva dos aliados frente aos alemães.

Nada menos do que quase 3 milhões de soldados aliados cruzaram o Canal da Mancha, partindo de portos e de campos de aviação na Inglaterra, com a intenção de atacar as forças nazistas na França ocupada.

Reunião e decisão

A operação que levou à Batalha da Normandia foi discutida e planejada primeiramente numa reunião realizada em janeiro de 1943 em Casablanca, no Marrocos, entre o primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt.

A intenção era fazer com que a operação se desse com o desembarque das forças aliadas em maio de 1944, no entanto, após muitos problemas e contratempos, ela acabou sendo adiada para junho do mesmo ano.

Um destes contratempos foi a necessidade de construção de mais lanchas de desembarque para as tropas aliadas, que acabou atrasando os planos inicialmente acertados.

Batalha da Normandia

A operação em si

Na noite de 5 de junho de 1944 tem início a primeira fase da Operação Overlord, que se deu com a chegada dos paraquedistas para preparar terreno para o que estaria por vir.

A intenção era desembarcar tropas pelo ar e realizar bombardeios intensos pelo ar e também pelo mar, e tudo teve início com a chegada de 155 mil paraquedistas das forças dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do Canadá.

Com um deslocamento imenso de forças aliadas, especialmente no chamado “Dia D” (6 de junho de 1944), foi possível abrir uma importante frente de batalha para libertar a França ocupada.

A marcha aliada teve início depois da Batalha da Normandia, e logo as forças marcharam em direção de Paris e dali, elas encurralaram os nazistas até chegarem à fronteira alemã, de onde partiram para a vitória final.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados