Colégio Web

Como se deu a libertação do Vietnã?

Publicidade

Uma das guerras mais importantes e icônicas do século XX é a chamada Guerra do Vietnã, que foi disputada entre os Estados Unidos e as forças Viet Congs, e que culminou com a surpreendente derrota da potência norte-americana.

E o término deste conflito acabou por ficar conhecido como o chamado Dia da Libertação, que é um feriado comemorado em 30 de abril até os dias de hoje no Vietnã, e que representa um marco da reunificação do país.

Portanto, nas próximas linhas, vamos conhecer um pouco mais sobre como se deu a libertação do Vietnã, para que você saiba exatamente qual a importância deste dia 30 de abril para o povo vietnamita.

Origens

Vietnam

Durante a Primeira Guerra da Indochina, houve uma divisão do Vietnã em duas partes distintas, que acabou por culminar no estabelecimento da chamada Zona Desmilitarizada do Vietnã no ano de 1954.

Em 21 de julho deste ano, na Conferência de Genebra, ficou decidido que o Vietnã ficaria dividido temporariamente em duas zonas, a zona norte e a zona sul, até que as eleições livres que teriam a supervisão da comunidade internacional fossem realizadas em 1956.

No entanto, estas eleições jamais foram realizadas, e a República Democrática do Vietnã do Norte acabou sendo reconhecida pela comunidade internacional como sendo uma nação separada do restante da região.

A capital ficou estabelecida em Hanói para o Vietnã do Norte, ao passo que a porção ao sul ficou conhecida como Vietnã do Sul, e sua capital ficou estabelecida em Saigon.

O fracasso da Comissão Internacional de Controle

Apesar de estar definido que haveria um cessar-fogo e que seriam feitas eleições nas duas regiões do Vietnã, o fato é que com a não realização das eleições, é correto afirmar que a Comissão Internacional de Controle fracassou miseravelmente em seu intento.

Vietnã

E por conta disto, vários conflitos acabaram se realizando entre o sul e o norte, e tudo acabou por culminar no que ficou conhecida como a Guerra do Vietnã, da qual participaram as forças do Vietnã do Sul, com a ajuda dos Estados Unidos (com o envio de tropas e com armamento pesado), e as forças do Vietnã do Norte, com a ajuda da União Soviética (bem menor).

A libertação

Foi em 1976, depois da derrota das forças do Vietnã do Sul e dos Estados Unidos, que a Guerra do Vietnã acabou, e como consequência disto, houve a queda de Saigon em 30 de abril.

Este dia entrou para a História do Vietnã como sendo o Dia da Reunificação, ou simplesmente, o Dia da Libertação, sendo até os dias de hoje, um feriado nacional.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados