Colégio Web

Como se deu a independência do Haiti?

Publicidade

Considerado um dos países mais pobres do mundo, o Haiti recebe ajuda de países mais ricos, como o Brasil, para conseguir se reerguer, especialmente depois de alguns desastres naturais ocorridos na última década.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos detalhar para você como se deu o processo de independência do Haiti, com ênfase em pontos que podem ser importantes para ilustrar muito bem como este país foi forjado. Vamos ver mais!

Revolução Haitiana

Revolução Haiti

Se deu entre 1791 e 1804, e também é conhecida como Revolta de São Domingos, sendo um dos períodos mais sangrentos e brutais dentro da História da colônia de Saint Domingue.

Este processo conhecido como Revolução Haitiana simplesmente culminou na eliminação da escravidão, além de também servir de base para a independência do Haiti, que acabou se convertendo na primeira república a ser governada por pessoas com ascendência africana.

Por conta disto, a Revolta de São Domingos acabou entrando para a História como sendo um verdadeiro marco, um ponto de ruptura dentro da lógica dos povos africanos que vivem no chamado Novo Mundo.

Como ocorreu?

O açúcar produzido nas fazendas localizadas no Caribe era a base para a construção de muitas das riquezas de algumas das nações mais importantes da Europa, além de também ser a base de fornecimento para boa parte do mundo conhecido na época.

Pois foi a partir de 1730, que os franceses que dominavam a região de Saint Domingue começaram a implantar um complexo e eficiente sistema de irrigação, para aumentar a produção de açúcar ainda mais.

Pois rapidamente, esta colônia, ao lado da Jamaica, se tornou a maior produtora e fornecedora de açúcar do mundo conhecido, tendo como bases a mão de obra escrava africana, que trabalhava em fazendas governadas por brancos.

A partir de 1758, os fazendeiros brancos, que sabiam que estavam em menor número frente aos escravos africanos, começaram a aprovar uma quantidade considerável de leis para garantir que seus direitos prevalecessem sempre frente aos outros grupos de pessoas.

Independencia Haiti

Uma sociedade de castas acabou sendo instituída em Saint Domingue, com brancos (blancs) dominando praticamente tudo, tendo os mulatos (filhos mestiços de brancos com negros) em segundo plano e os escravos muito abaixo.

Logo conflitos violentos surgiram entre os colonos brancos e os escravos negros africanos, sendo que em 1791, por conta da influência da Revolução Francesa, começou a se arquitetar a revolta de escravos.

Sob a liderança de comandantes negros alfabetizados e de comandantes mulatos, as forças escravas acabaram por espremer as forças dos colonos brancos, tendo como um dos líderes mais importantes o comandante negro Toussaint Louverture.

Louverture era um filho de escravos domésticos que sempre se mostrou um verdadeiro autodidata, estudando e aprendendo praticamente tudo que o fez se tornar comandante praticamente sozinho.

Vários outros nomes acabaram por se tornar importantes para a luta, e em 18 de novembro de 1803, ocorreu a última batalha da Revolução Haitiana, a chamada Batalha de Vertières.

Nesta batalha, com liderança de Jean-Jacques Dessalines, as forças rebeldes derrotaram os franceses e em 1º de janeiro de 1804, na cidade de Gonaïves, Dessalines declarou a independência do Haiti.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados