Colégio Web

Como o Japão deu a volta por cima após a Segunda Guerra Mundial?

Publicidade

Considerado como sendo uma das nações mais importantes do mundo na atualidade, com grande peso na economia global e sendo uma das economias mais impactantes do mundo também, o que pouca gente sabe é que o Japão passou por grandes dificuldades no período pós-guerra.

Portanto, vamos entender como o Japão deu a volta por cima após a Segunda Guerra Mundial, para entendermos também, como essa nação pode servir de exemplo de reconstrução para outros países, inclusive o Brasil.

Os mitos da reconstrução

Muita gente acredita que o Japão ficou completamente arrasado por causa da derrota na Segunda Guerra Mundial, mas o fato é que o país não ficou totalmente arrasado como se imagina.

Portanto, acreditar nisso é um dos maiores mitos da reconstrução japonesa, já que suas indústrias de ponta, que já eram muito modernas antes do conflito, continuaram, em sua grande maioria, de pé, o que facilitou a reconstrução do país.

Japão Segunda Guerra Mundial

Além do aproveitamento dessas instalações, que foram melhoradas de modo pragmático, o país também se privilegiou de aspectos culturais, além de receber boas quantias de dinheiro de países vitoriosos, que estavam preocupados com a grande influência do socialismo na Ásia como um todo.

A educação ajudou

Outro fator importante que ajudou na reconstrução impressionante do Japão depois da Segunda Guerra Mundial foi o seu sistema educacional, que já era extremamente qualificado.

Com isso, o país conseguiu se apoiar em seu sistema educacional de grande qualidade para fazer com que conseguisse formar um grande número de profissionais técnicos e de cientistas altamente qualificados, que serviram de mão de obra para reerguer a nação nipônica.

Japão Educação

Um crescimento impressionante

O que mais chama a atenção de quem observa a reconstrução japonesa é o seu crescimento impressionante, que fez com que sua economia apresentasse números realmente espetaculares.

E isso se deu em apenas 30 anos, já que o Japão, em pouquíssimo tempo, se tornou uma grande nação, especialmente no que diz respeito à tecnologia e no que diz respeito à economia.

Pois o grande exemplo que todo esse crescimento japonês e todo esse processo de reconstrução nipônica trouxeram para o mundo é que tudo é possível quando se tem como base, especialmente, a educação de base mais qualificada, o que pode servir de exemplo, entre outras coisas, para o Brasil.

Portanto, observado isso, o que podemos concluir é que o Japão conseguiu dar a volta por cima de modo realista, e não de modo milagroso.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados