Colégio Web

Como funcionou a colonização no Brasil?

Publicidade

Em 1500, muitos homens saíram de Portugal, um país da Europa, que antigamente, chamávamos de reino, com o objetivo de encontrar novos povos e novas terras para que pudessem colonizar. Foi nesse ano que a colonização do nosso país começou. De que forma?

Com a chegada dos portugueses em nosso país. Eles chegaram de caravelas, eram treze ao todo, comandadas por Pedro Álvares Cabral, que desembarcaram no estado da Bahia, atualmente, cidade conhecida como Santa Cruz Cabrália e que recebeu o nome de Monte Pascoal pelos portugueses, por ser época da Páscoa. Os portugueses em sua cultura eram muito religiosos e trouxeram essa tradição ao nosso país; a religião católica era muito forte e presente. Tão logo chegou, pediu para que erguessem uma cruz em sinal de que as terras estavam dominadas, ou melhor, já tinham os seus colonizadores e realizaram a primeira missa.

 capitanias-hereditarias

Na história contam que Pedro Álvares Cabral encontrou as nossas terras devido ter passado por várias tempestades quando navegava, mas como pode ser se antes de 1500, nossas terras já haviam sido “encontradas” por outros portugueses?

E também como poderia o nosso país ter sido descoberto por Portugal, se aqui em nosso país já existiam pessoas que habitavam nossas terras, os nossos índios. Seria mais prudente aprendermos que, oficialmente, o nosso país foi desbravado por Portugal.

Na história há indícios de muitas situações contraditórias, mas a que prevalece é a oficial. Enfim, você sabe o que é colonização? Vamos entender melhor sobre o assunto?

O início da colonização

Em 1534, inicia-se em nossas terras a colonização com a criação das primeiras capitanias. O que entendemos sobre capitanias?

Era preciso dividir as terras para a sua exploração e colonização. Sendo assim, a divisão em capitanias foi a forma encontrada pela Coroa Portuguesa de se fazer essa divisão territorial de forma que fosse administrada pelo império português. Inicialmente, lotes de terras eram doados para a exploração. No Brasil, o nome ficou conhecido como capitanias hereditárias, pois a maneira de se transferir as terras era de forma hereditária, aos seus sucessores. Em 1759, esse sistema de hereditariedade foi extinto pelo Marquês de Pombal.

 Capitanias Hereditaria

O que é colonização?

No dicionário podemos encontrar a significação de colonização como: “É a ação de colonizar um território de maneira imperialista, dominando suas riquezas minerais, vegetais, econômica e política”.

Sendo assim, entendemos que o nosso país foi dominado por vários povos, principalmente, pelos portugueses, que exploraram as nossas riquezas minerais (ouro e prata), assim como a madeira do pau-brasil de nossas florestas, a cana-de-açúcar e o café, ampliando o comércio, exportando matéria prima e importando a mão de obra (escravos africanos).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados