Colégio Web

Como estão os países da ex-Iugoslávia hoje em dia?

Publicidade

Para muitas pessoas, a desintegração da antiga Iugoslávia, que se deu no início dos anos 1990 e que teve conflitos que se arrastaram por toda a década, pode ser considerada uma das coisas mais importantes ocorridas dentro do cenário geopolítico mais recente, depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União Soviética.

Portanto, vamos entender como estão os países que surgiram depois dessa desintegração: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro, Macedônia, Sérvia, Eslovênia e Kosovo (que é reconhecido apenas parcialmente). Com especial destaque para os mais famosos.

Bósnia e Herzegovina

Com capital em Sarajevo, a Bósnia e Herzegovina é dividida em duas entidades politicamente autônomas, sendo a Federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sérvia.

Politicamente, a Bósnia é um país presidencialista tripartido, com um representante bósnio-muçulmano, um croata e um sérvio, que se alternam no cargo de presidente da república.

Bandeira Iugoslavia

Economicamente, a Bósnia é um país pobre, sendo que de todas as repúblicas da antiga Iugoslávia, era a mais pobre, ao lado da Macedônia.

A agricultura ainda é o ponto mais forte da economia do país, seguida pela indústria bósnia, que é remanescente dos tempos da Iugoslávia.

Croácia

Com sua capital em Zagreb, a Croácia tem é um dos países que formavam a antiga Iugoslávia banhado pelo mar Adriático que faz fronteira com a Itália.

Politicamente falando, a Croácia é de viés parlamentarista desde o ano 2000, quando deixou o sistema de governo semipresidencialista que vigorava desde 1990, quando foi promulgada a constituição do país.

A economia da Croácia é baseada em dois pilares, a indústria e o setor de serviços, mas também é muito forte na região, o setor de turismo, que é muito mais forte do que nos outros países da antiga Iugoslávia.

Montenegro

Com sua capital em Podgorica, Montenegro tem seu nome como referência ao seu relevo montanhoso, que fica evidente pelo significado desse nome: “montanha negra”.

Iugoslavia

Com sistema parlamentarista, Montenegro tem sua economia baseada na industrialização e na mineração, que são dois pontos fortes da história desse diminuto país. O país não faz parte da União Europeia, mas mesmo assim adotou o euro como sua moeda.

Sérvia

Com sua capital em Belgrado, a Sérvia é um país da antiga Iugoslávia que não tem saída para o mar, sendo que durante um curto período de tempo fez parte de uma nação chamada Sérvia e Montenegro.

Politicamente falando, a Sérvia é uma nação presidencialista, com sua economia fortemente impulsionada pela indústria e pela agricultura, além de também ter a mineração como um dos setores importantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados