Colégio Web

Como a dinamite foi criada?

Publicidade

A nitroglicerina tem grande capacidade explosiva, mas ela tinha o problema de ser muito instável e de difícil manuseio, já que facilmente explodia. Isso impediu seu uso e causou a morte de várias pessoas.

A dinamite foi criada pelo químico e inventor sueco Alfred Nobel, em 1866. Ele queria justamente achar uma maneira de fazer a nitroglicerina ficar estável. E fez várias tentativas, até que descobriu um tipo de argila que tornava isso possível.

O químico misturou a nitroglicerina com o kieselguhr, um tipo de terra rica em fósseis, e encartuchou a mistura em bananas. Esse é o nome dado aos cilindros de papel parafina em que vão os explosivos.

O objetivo de Nobel era usar sua invenção para a engenharia civil, tanto que após patenteá-la, em 1867, surgiram muitas empresas de construção que queriam comprar esse explosivo seguro.

Apesar do objetivo do químico, a dinamite foi usada como arma na Segunda Guerra Mundial, o que levou a criação do Prêmio Nobel.

Dinamite Nobel

Características

A dinamite foi sendo aperfeiçoada com o passar do tempo, e sua composição também foi mudando.

Atualmente, ela é formada por uma mistura de nitroglicerina e nitrato de sódio finamente refinado, um absorvente combustível e um pouco de carbonato de sódio, que neutraliza os ácidos formados na armazenagem.

O absorvente combustível faz com que a nitroglicerina fique estável e, através do cordão de pólvora, a faísca vai para dentro da dinamite, atingindo a substância lá dentro e causando a explosão.

Ela também pode ser explodida se imersa em gasolina e depois queimando o combustível.

Usos

Esse explosivo é muito usado em demolições, construções e minerações. Na época da industrialização, a dinamite era muito requisitada para acelerar a indústria da mineração e para a perfuração de túneis.

Porém, novas técnicas e explosivos subsistiram o uso dela, já não sendo mais tão comercializada. Atualmente, a dinamite é mais utilizada em conflitos armados.

Dinamite

Alfred Nobel

Alfred Bernhard Nobel nasceu na cidade de Estocolmo, na Suécia, em 1833. Seu pai, que era engenheiro, instalou uma fábrica de nitroglicerina em São Petersburgo, na Rússia. Foi lá onde ele também iniciou seus primeiros estudos. Além de ser fluente em inglês, francês, alemão e russo, aos 16 anos já era um químico competente.

Após terminar a sua especialização em química e de trabalhar por um tempo nos Estados Unidos, Nobel foi para a fábrica do pai. Era lá que ele tentava aperfeiçoar a nitroglicerina líquida.

Após a morte do pai, ele voltou a Suécia e continuou os seus estudos. Um dos seus experimentos acabou matando seu irmão mais novo, Emil Nobel. A partir de sua pesquisa, surgiu a dinamite e outras criações.

O químico ficou abalado pela utilização de suas invenções para fins bélicos, e assim usou sua fortuna para criar o Prêmio Nobel. Essa instituição, todo ano, premia 5 pessoas que se destacam em física, química, literatura, medicina e quem contribui para a paz mundial.

O químico e inventor da dinamite morreu em 1896, em San Remo, na Itália.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados