Colégio Web

Colonização no sudeste

Publicidade

Uma das regiões mais importantes do país e simplesmente a mais rica de todas as cinco, a região sudeste do Brasil é a região que tem também tem a maior densidade populacional.

Nela, estão simplesmente algumas das cidades mais populosas do Brasil, como a maior de todas, que é São Paulo, além do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de outras cidades de vulto.

Portanto, por conta de toda a sua importância para a História e para a economia do país, nós vamos apresentar neste artigo um pouco da formação cultural desta região, procurando lançar luz sobre a colonização do sudeste do Brasil.

Início da colonização no sudeste

colonização sudeste

A História da colonização da região sudeste do Brasil tem início com a fundação da primeira vila portuguesa em terras brasileiras, que acabaria por se tornar o primeiro município de todos: São Vicente, que fica no atual litoral paulista.

Depois de sua fundação, que se deu pelas mãos de Martim Afonso de Sousa no ano de 1532, muitos colonos começaram a chegar para explorar as riquezas da região, sendo que em sua grande maioria, os primeiros colonos eram homens solteiros ou casados que vieram sozinhos para cá de Portugal.

Estes primeiros colonos que deixaram suas famílias em Portugal acabaram por se relacionar com os nativos, especialmente com as nativas, gerando descendentes mestiços em grande quantidade.

Por conta desta conduta dos colonos portugueses em terras brasileiras que era completamente divergente com as tradições católicas portuguesas, a Igreja Católica enviou os primeiros jesuítas para cá em 1549.

As primeiras vilas a vingar no sudeste

Apesar de muitas outras vilas terem sido fundadas depois de São Vicente, o fato é que por conta do cultivo de cana-de-açúcar, ela foi a única a prosperar verdadeiramente e também foi uma das poucas que teve sucesso.

Já em 1565, outra importante vila, que viria a ser uma das cidades mais importantes do sudeste e do Brasil, a vila do Rio de Janeiro, foi fundada por Mem de Sá, sendo que esta vila também viria a ser a capital do país durante muito tempo.

colonização rio de janeiro

As bandeiras

Além de São Vicente e Rio de Janeiro, também São Paulo já havia sido fundada, e durante o século XVII surgem as bandeiras, que foram importantíssimas para a colonização e para a expansão da região sudeste.

Elas foram responsáveis, entre outras coisas, por abrir trilhas importantes para o comércio e para o escoamento de riquezas, além de também terem sido importantes para a fundação da maior parte das cidades, especialmente do interior paulista.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados