Colégio Web

Brasil Império – Da Independência até a República

O Brasil Império compreende o período do século XIX em que o Brasil era representado e governado pelos imperadores D.Pedro I e D. Pedro II. Entenda melhor!

Publicidade

O Brasil Império compreende o período do século XIX em que o Brasil era representado e governado pelos imperadores D.Pedro I e D. Pedro II, no regime de monarquia absoluta. Esse período se inicia na Proclamação da Independência em 1822 e vai até a Proclamação da República, em 1889 com muitas mudanças sociais e políticas que foram marcantes e decisivas.

Podemos dividir esse período em dois reinados: o primeiro reinado marcado pelo príncipe regente D. Pedro I e o segundo por seu filho D. Pedro II.

A independência do Brasil foi aclamada pelo príncipe regente D. Pedro em 7 de setembro de 1822, se tornando o primeiro imperador do Brasil.

Proclamação da Independência

Em 1824, D. Pedro I cria o Conselho de Estado e outorga a primeira Constituição Brasileira. Nesse mesmo ano, ocorre a primeira manifestação de movimento revolucionário conhecido como Confederação do Equador. No ano seguinte, foi a vez do Uruguai entrar em conflito com o Brasil, chamado de Guerra da Cisplatina.

O período de 1831 até 1840 foi um dos mais marcantes na história, pois o Brasil foi governado por regentes, já que o D. Pedro I retornou a Portugal e seu filho não podia assumir o reinado por ainda ser uma criança.

Em 1840 foi declarado o “Golpe da Maioridade”, pois D. Pedro II assume o governo com apenas 14 anos de idade. Seu governo perdurou por 49 anos e foi marcado por mudanças como fraudes nas eleições, guerras (Guerra dos Farrapos, Guerra do Paraguai e Revolução Praieira) e questões abolicionistas:

  • Em 1850, ocorreu a Lei Eusébio de Queiróz que tinha como finalidade a extinção do tráfico de escravos no Brasil;
  • Em 1871, ocorreu a Lei do Ventre Livre que tornava livre os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei;
  • Em 1885, ocorreu a Lei dos Sexagenários, criada com a finalidade de dar a liberdade aos escravos que completavam 65 anos de idade,
  • Em 1888, ocorreu a Lei Áurea abolindo a escravidão no Brasil, assinada pela princesa Isabel.

Brasil Império

Com relação à economia, o café foi a principal fonte de renda, pois o produto era exportado para o resto do mundo, além de ser consumido no Brasil e enriquecer os “Barões do Café”, como ficaram conhecidos os fazendeiros que cultivavam o grão. Mas no Brasil, também se cultivava a cana-de-açúcar, o algodão e a agricultura eram mais uma das fontes de exportação.

Em 1889, foi proclamada a República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que estava longe de ser democrática, mas que, ainda assim, era um avanço.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados