Colégio Web

Aprendendo História com Videogames

Publicidade

Com o desenvolvimento da indústria de games, mais roteiristas de renome tem sido chamados para criar suas histórias, que tem utilizado panos de fundo cada vez mais instigantes e, até mesmo, educativos. A seguir citaremos 3 exemplos de games, de grande sucesso, que ajudam a estudar e compreender melhor alguns períodos importantes da história e cultura humanas.

Segunda Guerra Mundial

Embora seja uma triste memória para a história de toda a humanidade, guerras em geral são um terreno fértil para a criação de várias formas de diversão e lazer, como filmes, novelas, livros e até mesmo games.

Para o jogador, não é o drama que está em foco, mas as questões relativas à ação e estratégia. Os games que têm como foco a guerra costumam ser intensos do início até o final, sendo um passatempo envolvente por horas a fio. O jogador precisará de reflexos – para shooters – rápidos, ou de raciocínio apurado – para RPGs.

A Segunda Guerra Mundial costuma resultar em alguns dos melhores games dos últimos tempos. Com grande reconstituição de época, informação precisa e gráficos que reproduzem o clima e cada detalhe dos conflitos, a franquia de maior sucesso da história dos games não poderia ficar de fora. Trata-se da série Call of Duty que, em algumas de suas partes, como em Call of Duty 2, 3 e World at War, tratam, de algum modo desse grande conflito, sempre reunindo diversão e conhecimento.

Por outro lado, o ótimo Company of Heroes faz uma ótima releitura dos acontecimentos que envolveram a Segunda Guerra, mas com o olhar de um game de estratégia, no qual, se o jogador tiver perspicácia, ele mesmo pode mudar os rumos do conflito. Não deixa de ser um exercício interessante do intelecto.

Jogos de História

História da Itália

A série Assassin´s Creed, grande sucesso de vendas da produtora Ubisoft, se esforça em retratar com absoluta fidedignidade muitos pontos históricos da Itália em momentos como as Cruzadas, ou o Renascimento naquele país. O realismo e a pesquisa são tamanhos, que muitos gamers, quando fazem turismo por aquele país, vão visitar os locais do game e se espantam como muitos se conservam assim até os dias atuais.

Por conta de sua sofisticada produção, muitos professores recomendam esse jogo a seus alunos, por entenderem-no como uma excelente forma de conhecer melhor a rica história italiana, através de aventuras em locais como o Vaticano, por exemplo.

Mitologia Grega

Sobre esse tema, nada é mais interessante que jogar a série “God of War”. Seu criador, David Jaffe, por várias vezes, se declarou um profundo admirador da mitologia grega e disse que seu grande objetivo ao lançar os jogos era fazer com que as pessoas se apaixonassem pelo tema como ele, conhecendo-o mais e fazendo diversas reflexões sobre o assunto.

Para isso, existe o protagonista Kratos, que se envolve em diversos desafios, ao lidar com os deuses da complexa mitologia criada pelos gregos. Assim, muitos gamers serão capazes, se tiverem o olhar mais atento, de pensar muito sobre esse tema, relacionando-o a temas contemporâneos, que mostram como essa noção de religiosidade faz parte da cultura do Ocidente até hoje.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados